Redução e aumento das contas

0
197

QUESTÃO CERTA: A empresa de publicidade Public online Ltda pagou, no mês de março, o aluguel de sua sede no valor de R$ 20.000,00, já provisionado, com 35 dias de atraso. A multa e os juros, conforme contrato, correspondem a R$ 3.450,00. O lançamento contábil refletirá no balanço patrimonial: redução do ativo, redução do passivo e redução do patrimônio líquido.

As contas de resultado (que compõe o Demonstrativo de Resultados Econômicos) é composta por receitas e despesas. Nesse caso, nos referimos às despesas de aluguel que irão impactar negativamente o Resultado do demonstrativo DRE (diminuirá o meu lucro operacional). Além disso, tenho multas e juros que também diminuirão o meu lucro operacional da DRE. Lembrando que o lucro operacional da DRE vai para o patrimônio líquido (conta lucros acumulados). Então, se eu reduzo o lucro operacional em função de despesas de aluguel, menos dinheiro do lucro operacional vai para a conta lucros acumulados do patrimônio líquido.

Advertisement

Além disso, devo fazer uma retirada de dinheiro do meu caixa (que pertence ao meu ativo) e quitar a conta ‘aluguéis a pagar’ (que pertence ao passivo). Essas duas operações não geram mudança no patrimônio líquido (ficou no zero) – uma vez que Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo e tanto o meu ativo quanto o meu passivo decaíram proporcionalmente. Reduzi o meu caixa e ao mesmo tempo reduzi uma dívida com um credor (proprietário do lugar que alugo)

Dessa forma, terei: redução do ativo, redução do passivo e redução do patrimônio líquido.