Quatro V’s em Gestão de Processos

0
1334

Embora todos os processos de produção de bens e serviços sejam similares na forma de transformar inputs, eles diferem em quatro aspectos importantes e conhecidos como os quatro “V”:

·        O volume de seu output;

·        A variedade de seu output;

·        A variação na demanda por seu output;

·        O grau de visibilidade que os clientes possuem da produção de seu output.

QUESTÃO CERTA: Os processos precisam ser gerenciados de forma distinta, pois possuem diferenças técnicas nas quais diferentes produtos e serviços exigem variadas habilidades e tecnologia para produzi-los. Por outro lado, os processos também diferem em termos de demanda de seus produtos e serviços. Dentre as características da demanda, o modelo dos “Quatro V’s” contribui para manter baixos os custos de processamento de: alto volume.

QUESTÃO CERTA: Os processos produtivos possuem características diferentes. Embora as operações sejam similares entre si na forma de transformar recursos de input em output de bens e serviços, elas diferem em alguns aspectos. Neste sentido marque a alternativa correta que corresponde as quatro que são particularmente importantes: volume de output, variedade de output, variação da demanda do output, grau de visibilidade que os consumidores possuem da produção do output.

QUESTÃO CERTA: Na maioria dos casos, os processos diferem entre si no que tange às características técnicas, pois diferentes produtos e serviços exigem diferentes habilidades e tecnologias para produzi-los. Por outro lado, os processos também diferem em termos da natureza da demanda de seus produtos e serviços.

Advertisement
NÃO é dimensão preconizada por esta última: Nível de sofisticação dos bens de produção.

As diferenças técnicas entre os processos estão relacionadas às habilidades e tecnologias empregadas em cada um deles.

A questão trata da diferença da natureza (finalidade) da demanda de seus produtos ou serviços. Neste contexto, quatro características da demanda têm efeito significativo sobre como os processos precisam ser gerenciados. Trata-se dos “4 Vs de processos”:

– Volume

– Variedade

– Variação

– Visibilidade

Estes detalhes não estão explícitos no guia CBOK.

Fonte: Gerenciamento de Operações e de Processos – 2ed: Princípios e práticas de impacto estratégico, Cap. 1, página 47.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui