Princípios Públicos e Empresariais

0
125

Princípios Públicos e Empresariais

QUESTÃO ERRADA: A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo especializado da ciência contábil, com sistema, legislação e princípios próprios, diferentes dos aplicáveis à contabilidade empresarial.

Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

Os princípios são os mesmos, contudo sob a perspectiva do setor público.

QUESTÃO ERRADA: As empresas de capital aberto que não estão contempladas no orçamento de investimentos, mas constam do orçamento fiscal e da seguridade social estão no campo de aplicação da contabilidade pública e são isentas das exigências da contabilidade empresarial.

Aplicam integralmente a CASP, segundo a LEI 4320/64: dentre outros as Estatais – empresas públicas e sociedades de economia mista – desde que dependentes.

Como essas são pessoas Jurídicas de direito privado, então elas não têm nenhuma regalia, o que acontece com as empresas públicas. Devem, portanto, seguir também a Lei 6404/76.

Advertisement

Lei 6.404/76

  Art. 235. As sociedades anônimas de economia mista estão sujeitas a esta Lei, sem prejuízo das disposições especiais de lei federal.

  § 1º As companhias abertas de economia mista estão também sujeitas às normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários.

  § 2º As companhias de que participarem, majoritária ou minoritariamente, as sociedades de economia mista, estão sujeitas ao disposto nesta Lei, sem as exceções previstas neste Capítulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui