Princípios Básicos de governança

0
448

QUESTÃO ERRADA: Um dos princípios de governança no setor público, a prestação de contas por responsabilidade conferida ao gestor público será obrigatória apenas em determinadas situações.

ERRADO

Princípios básicos de governança aplicáveis ao contexto nacional: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

QUESTÃO CERTA: Relações éticas, conformidade com suas dimensões, transparência e prestação responsável de contas são princípios associados à governança pública.

Quatro princípios são apontados por Matias-Pereira (2008) para uma boa governança pública: relações éticas; conformidade; transparência; e prestação responsável de contas. Para Borgoni et al (2010), governança compreende: responsabilidade de prestar contas, transparência, participação, relacionamento e eficiência. 

Segundo Matias-Pereira (2008), a governança está ligada a visões teóricas que a relacionam com o aumento da eficiência e efetividade governamental, por um lado, e a democracia e ao poder emancipatório, por outro. 

São 4 princípios fundamentais da governança: 

  • Transparência (disclosure)
  • Equidade (fairness)
  • Prestação de contas(accountability)
  • Conformidade (compliance)

Além desses princípios, temos a ética (pilar da estrutura de governança) e responsabilidade corporativa.

QUESTÃO CERTA: O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa define as linhas mestras das boas práticas de governança corporativa, relacionando-as em quatro vertentes. Assinale a opção que não corresponde a essas quatro vertentes: entidade (entity)

        /\                        ->Compliance

       /    \                      ->A

Advertisement
ccountability

     /        \                    ->Responsabilidade corporativa  

   /            \                  ->Equidade

 /                \                ->Transparência

/___________\              ->Ética

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui