Governança e Responsabilidade por fraude

0
162

QUESTÃO ERRADA: A realização de lançamentos contábeis em contas não relacionadas, não usuais ou raramente utilizadas, com números quebrados e informações de centavos, caracteriza lançamentos fraudulentos.

O erro está no trecho: com números quebrados e informações de centavos.

A norma diz que são indícios de fraudes: números redondos ou números com finais constantes.

Ou seja, 1,00; 6;00 7;00; 9,00 —> indícios de fraude;

1,99; 6;53 7;35; 9,32 –> famosos números quebrados. Portanto, no problem.

Resposta errado, pois números quebrados é natural, e a questão colocou eles em suspeita – indo contra o que determina a norma. Tornando, portanto, o item errado.

Características dos lançamentos contábeis fraudulentos ou outros ajustes – lançamentos contábeis inadequados ou outros ajustes, muitas vezes têm uma única característica de identificação. Tais características podem incluir lançamentos

(a) feitos em contas não relacionadas, não usuais ou raramente usadas,

(b) feitos por indivíduos que geralmente não fazem lançamentos contábeis,

(c) registrados no fim do período ou como lançamento pós-fechamento, com pouca ou nenhuma explicação ou descrição,

(d) feitos antes ou durante o processo de elaboração das demonstrações contábeis que não têm números de conta, ou

(e) que contêm números redondos ou números com finais constantes.

Fonte: NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis.

QUESTÃO CERTA: Segundo a NBC TA 240, que trata da responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de Demonstrações Contábeis: a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração.


NBC TA 240 – RESPONSABILIDADE DO AUDITOR EM RELAÇÃO A FRAUDE, NO CONTEXTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Advertisement

Responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude

4. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração. (…)

QUESTÃO CERTA: Com relação à responsabilidade do Auditor relativamente à fraude, é correto afirmar que: O Auditor é responsável por obter segurança de que as Demonstrações Contábeis como um todo não contêm distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.

(NBC TA 240):

Responsabilidade do auditor

5. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contém distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.

QUESTÃO ERRADA: O auditor é o principal responsável pela prevenção e detecção da fraude em uma entidade.