Princípio da norma mais favorável

2
478

QUESTÃO CERTA: Reclamatória foi ajuizada para pleitear o pagamento de adicional de horas extras. Na análise dos documentos instrutórios, notou-se que, no período em que se baseou o pedido, existia convenção coletiva da categoria fixando o referido adicional em 52% sobre a hora normal, contrato de trabalho entre as partes indicando adicional de 60% sobre a hora normal e regulamento da empresa determinando adicional de 65% sobre a hora normal. Considerando-se que a Constituição Federal de 1988 (CF) prevê que o referido adicional deve ser pago no patamar mínimo de 50% sobre a hora normal, à luz da hierarquia das fontes de direitos na seara trabalhista, caso o pedido seja deferido, deve ser aplicado o adicional previsto: no regulamento da empresa.

Para resolvê-la basta o conhecimento dos princípios que regem o direito do trabalho. No caso em tela, o princípio que se adequa é o da NORMA MAIS FAVORÁVEL AO TRABALHADOR, ou seja, o regulamento da empresa: 65% sobre a hora normal. Simples assim.  A questão não analisa o mérito da reforma trabalhista e posteriores alterações. Analisa apenas os princípios.

QUESTÃO CERTA: O Regulamento da empresa “BOA” revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, “as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento”. Em matéria de Direito do Trabalho, esta Súmula trata, especificamente, do Princípio da Condição mais benéfica.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na hipótese de um instrumento coletivo de trabalho dispor sobre norma prevista na Consolidação das Leis do Trabalho − CLT, porém com determinação de multa com valor superior em caso de infração, é de se aplicar aquela norma em detrimento desta, com fundamento no princípio da aplicação da norma mais favorável.

Advertisement

Princípio da Norma mais favorável: havendo conflito de regras aplicáveis ao caso concreto, deverá ser aplicada a norma mais favorável ao trabalhador.

PRINCÍPIO DA NORMA MAIS FAVORÁVEL: Diante de duas ou mais normas regendo o mesmo assunto, deverá ser aplicada a mais favorável ao empregado.

 

ATENÇÃO: É um Princípio Não Absoluto

 

Exceções:

1. Preceitos de Ordem Pública

2. ACT prevalece sobre lei

3. ACT prevalece sobre CCT 

Parte superior do formulário

Mesmo com a nova reforma trabalhista, o princípio da proteção, norma mais favorável, ainda se encontra em vigor, apenas foi flexibilizado, mitigado. 

Art . 620, CLT: As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.

SUBDIVISÃO: PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO

 

– Princípio do ”in dubio pro operário” = (confronto de interpretações que deem margem a dúvidas, prevalece a que beneficiar o trabalhador)

 

– Princípio da condição mais benéfica = (confronto de situações reais concretas, prevalecendo a melhor p/ o trabalhador)

 

– Princípio da norma mais favorável = (confronto de normas/normativos concretos, prevalecendo a melhor p/ o trabalhador)

2 COMENTÁRIOS

  1. I used to be recommended this web site through my cousin. I am
    now not certain whether or not this publish is written through him as nobody else recognise such targeted approximately my trouble.
    You’re amazing! Thank you!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui