Premissas do controle interno

1
175

O controle interno é baseado em 9 premissas:


1. Custo x Benefício do Controle

2. Atribuição de Responsabilidades;

3. Definição Rotinas Internas; 

4. Limitação do Acesso aos Ativos; 

5. Segregação de Funções;

6. Confronto dos Ativos como os Registros;

7. Amarrações do Sistema;

8. Auditoria Interna; e

9. Limitações do Controle Interno. 



QUESTÃO ERRADA: As atribuições de cada servidor de unidade não devem ser conhecidas pelos demais, para se evitar contaminação ou conluio.



Atribuições de Responsabilidades


As atribuições dos funcionários, setores e departamentos internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito nos manuais da organização. Em suma, todos devem saber quais são suas responsabilidades – o que podem e o que não podem fazer.  Dessa forma, é possível assegurar que todos os procedimentos de controle serão executados, que as irregularidades e erros serão detectados, e que a responsabilidade por eventuais falhas e desvios será apurada. 



QUESTÃO ERRADA: O manual de organização deve ser de uso restrito dos órgãos de controle da entidade, servindo como referência à verificação do cumprimento das rotinas estabelecidas.


Definição das Rotinas Internas Outro princípio relevante do controle estabelece que a empresa deve definir em seus manuais de organização todos os seus processos, procedimentos e rotinas. A normatização interna deve estabelecer, de maneira formal, as regras internas necessárias ao funcionamento da entidade. 

Advertisement



QUESTÃO CERTA: A entidade deve limitar o acesso dos servidores a seus ativos, como, por exemplo, no manuseio de cheques já assinados.

 
Limitação do Acesso aos Ativos


A empresa deve limitar o acesso de seus funcionários a seus ativos e estabelecer controles físicos sobre eles. Procedimentos como controle de acessos ao caixa e numerário, controle da entrada e saída de funcionários e materiais, senhas de acesso a contas bancárias são exemplos de controles que se revelam essenciais para proteger os bens e valores de uma entidade.  

1 COMENTÁRIO

  1. What i do not realize is actually how you’re not really a lot more smartly-liked than you may be right now. You are so intelligent. You realize therefore significantly when it comes to this topic, produced me in my opinion consider it from numerous numerous angles. Its like men and women don’t seem to be interested unless it’s something to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs excellent. Always maintain it up!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui