Última Atualização 2 de dezembro de 2020
12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna
12.2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.
12.2.1.2 – O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da entidade;
b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;
c) a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;
d) a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;
e) o uso do trabalho de especialistas;
f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações e operações;
g) o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;
h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos; e
i) o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade.
QUESTÃO ERRADA: A definição do volume de informações necessárias à demarcação dos objetivos gerais da auditoria independe do conhecimento específico das peculiaridades da entidade que se pretende auditar.
QUESTÃO CERTA: O planejamento da auditoria interna deve considerar diversos fatores relevantes na execução dos trabalhos, entre eles, o uso do trabalho de especialistas.
QUESTÃO ERRADA: Ao elaborar o planejamento de uma auditoria, o auditor deve preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, quanto a natureza e oportunidade; a extensão dos procedimentos, porém, somente deve ser estabelecida após o início dos trabalhos, quando o auditor terá a oportunidade de verificar a necessidade de volume de procedimentos a adotar.
QUESTÃO ERRADA: Terminada a auditoria, o auditor deve buscar as associações existentes entre as partes relacionadas das demonstrações contábeis.
QUESTÃO CERTA: A execução dos trabalhos de auditoria é dividida em fases. O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos do ente auditado é elemento que deve ser verificado na fase de: planejamento de auditoria.
QUESTÃO ERRADA: Um dos requisitos para assegurar a necessária independência técnica aos auditores internos é a garantia de que, no planejamento de seu trabalho, eles não serão influenciados pelas orientações emanadas da administração da entidade e, eventualmente, por suas expectativas.
A questão refere-se ao item 12.2.1 da NBC TI 01:
O planejamento deve considerar os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores internos.
QUESTÃO CERTA: O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, à exceção de um. Assinale-o.
A) O conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior.
B) O conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade.
C) Os riscos de auditoria e identificação das áreas importantes da entidade, quer pelo volume de transações, quer pela complexidade de suas atividades.
D) A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
E) A inexistência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.