Passivo circulante e não circulante

0
226

QUESTÃO ERRADA: Para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não circulante, devem-se considerar os atributos financeiro (F) e patrimonial (P).

As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade. As contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade. MCASP 6ªED

QUESTÃO CERTA: Para a classificação dos elementos patrimoniais em circulante e não circulante, devem-se observar os atributos de conversibilidade e de exigibilidade dispostos nas normas contábeis nacionais e internacionais.

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição – exercício 2019

2. ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Conforme a NBC TSP – Estrutura Conceitual, os elementos correspondem às estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Essas estruturas fornecem um ponto inicial para reconhecer, classificar e agregar dados e atividades econômicas de maneira a fornecer aos usuários informação que satisfaça aos objetivos e atinja as características qualitativas da informação contábil, levando em consideração as restrições sobre esta.

Advertisement

Os conceitos de ativo e passivo identificam os seus aspectos essenciais, mas não especificam os critérios para seu reconhecimento. Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido, deve-se atentar para a sua essência e realidade econômica e não apenas sua forma legal.

A classificação do ativo e do passivo considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade, conforme disposto na NBC T 16.6 – Demonstrações Contábeis.

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – página: 144

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui