Última Atualização 10 de janeiro de 2022
Uma tema muito cobrado em provas de Administração é a diferença entre organizações burocráticas e organizações adaptativas. O bom é que pelos nomes desses dois tipos de organizações, fica mais fácil inferir características intrínsecas de cada uma delas e acertar questões de provas. De toda sorte, seguem breves informações sobre cada uma delas:
ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS: Controle burocrático; desenho mecanista; autoridade centralizada; equipes de trabalho interdependentes, estáveis, rígidas. Aprenda mais sobre elas [clicando aqui].
ORGANIZAÇÕES ADAPTATIVAS: Controle adhocrático; desenho orgânico; autoridade descentralizada; equipes de trabalho autônomas, temporárias, flexíveis e multidisciplinares.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: A burocracia weberiana é uma forma de organização cujas consequências desejadas se resumem à previsibilidade do comportamento das pessoas que nela atuam.
A burocracia tem como característica prever o comportamento ou padronizar os procedimentos.
QUESTÃO ERRADA: O trabalho em equipe e a cooperação são favorecidos quando as estruturas organizacionais são mais rígidas, uma vez que permitem decisões mais rápidas.
Decisões mais rápidas nada. Rapidez de decisões tem a ver com flexibilidade de escolhas.
QUESTÃO ERRADA: No gerenciamento da qualidade total, o controle adhocrático cede lugar ao controle burocrático.
Na verdade, ocorreu o inverso. A burocracia cedeu espaço para a adhocracia.
QUESTÃO CERTA: A adhocracia é um sistema organizacional que se baseia na criação de grupos de tamanho variável para a execução de um projeto específico, findo o qual o grupo será dissolvido.
Sim, tem a característica de ser temporária. Daí o porque tamanha flexibilidade. Pessoas se unem, resolvem algo e, depois, partem para outra jornada.
QUESTÃO ERRADA: Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.
Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem BUROCRÁTICA atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos. Isso não faz parte da abordagem sistêmica.