Organizações Burocráticas e Adaptativas

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Uma tema muito cobrado em provas de Administração é a diferença entre organizações burocráticas e organizações adaptativas. O bom é que pelos nomes desses dois tipos de organizações, fica mais fácil inferir características intrínsecas de cada uma delas e acertar questões de provas. De toda sorte, seguem breves informações sobre cada uma delas:

ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS: Controle burocrático; desenho mecanista; autoridade centralizada; equipes de trabalho interdependentes, estáveis, rígidas. Aprenda mais sobre elas [clicando aqui].

ORGANIZAÇÕES ADAPTATIVAS: Controle adhocrático; desenho orgânico; autoridade descentralizada; equipes de trabalho autônomas, temporárias, flexíveis e multidisciplinares.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: A burocracia weberiana é uma forma de organização cujas consequências desejadas se resumem à previsibilidade do comportamento das pessoas que nela atuam.

A burocracia tem como característica prever o comportamento ou padronizar os procedimentos.

QUESTÃO ERRADA: O trabalho em equipe e a cooperação são favorecidos quando as estruturas organizacionais são mais rígidas, uma vez que permitem decisões mais rápidas.

Decisões mais rápidas nada. Rapidez de decisões tem a ver com flexibilidade de escolhas.

QUESTÃO ERRADA: No gerenciamento da qualidade total, o controle adhocrático cede lugar ao controle burocrático.

Na verdade, ocorreu o inverso. A burocracia ce deu espaço para a adhocracia.

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QUESTÃO CERTA: A adhocracia é um sistema organizacional que se baseia na criação de grupos de tamanho variável para a execução de um projeto específico, findo o qual o grupo será dissolvido.

Sim, tem a característica de ser temporária. Daí o porque tamanha flexibilidade. Pessoas se unem, resolvem algo e, depois, partem para outra jornada.

QUESTÃO ERRADA: Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem sistêmica atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos, em detrimento de uma atenção institucional orientada para o feedback organizacional em relação ao ambiente externo.

Uma organização que fundamenta suas práticas na abordagem BUROCRÁTICA atua na valorização do mérito dos seus colaboradores e privilegia a normatização e a clara definição dos cargos. Isso não faz parte da abordagem sistêmica.

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