Orçamento Rígido, Flexível, Autorizativo e Participativo

0
744

QUESTÃO ERRADA: Orçamento rígido é um método orçamentário em que os indivíduos envolvidos não participam da fixação do orçamento global.


Comentário: a referida técnica orçamentária refere-se ao orçamento autoritário. O orçamento rígido refere-se à elaboração de um plano único de produção e que não aceita ajustes após ser elaborado.

Orçamento Rígido Reflete os custos estimados para um determinado volume de atividades. Elabora-se um plano original que serve como guia para o período seguinte. É um modelo rígido. Não tem em consideração a variação dos custos pelo volume de atividade.- Utilizado para o Orçamento de Estado.

Orçamento Flexível Admite alternativas substanciais nas estimativas durante o período orçamental.- Através da distinção entre fatores fixos e variáveis.- O número de níveis de produção e atividade com o volume de produção relevante.- Permite analise de desvios de preço e desvios de atividade.

Orçamento autoritário: método orçamentário em que a alta administração impõe o orçamento a todos os gerentes sem a aprovação dos mesmos.

Orçamento participativo: método orçamentário em que os indivíduos envolvidos participam da fixação do orçamento global (a banca apenas acrescentou o “não”).

QUESTÃO CERTA: O orçamento brasileiro tem alto grau de vinculações, tais como transferências constitucionais para estados e municípios, manutenção do ensino, seguridade social e receitas próprias de entidades. Essas vinculações tornam o processo orçamentário extremamente rígido.

Advertisement

O Orçamento brasileiro tem um alto grau de vinculações – transferências constitucionais para Estados e municípios, manutenção do ensino, seguridade social, receitas próprias de entidades, etc. que tornam o processo orçamentário extremamente rígido. Esse excesso de vinculações e carimbos ao Orçamento levou o governo federal a propor a DRU – Desvinculação de Recursos da União, através de emenda constitucional, o que irá trazer maior flexibilidade à execução orçamentária.