Objetivo do Balanced Scorecard

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2017):

QUESTÃO ERRADA: É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro.

Dois erros:

1º erro:  O BSC não tem como objetivo o lucro. Não confunda a perspectiva financeira com o lucro.

2º erro: O BSC pode ser utilizado no âmbito público, com algumas ressalvas. Veja:

Segundo Kaplan e Norton (1997), o BSC “pode proporcionar foco, motivação e responsabilidade em empresas públicas e instituições sem fins lucrativos”.

Vera Osório (2003) acredita que o BSC no meio público possibilita “maior integração do orçamento na elaboração dos planos e expressa a importância do aprendizado e do crescimento institucional dos profissionais como um grande diferencial para a sustentabilidade da organização ao longo do tempo”.

OBS: A perspectiva financeira/orçamentária é deslocada para a base do BSC, visto que no meio público ela é condição indispensável, e não resultado final.

BSC (balanced scorecard)

O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:

  • Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
  • Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
  • Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
  • Aprendizado e crescimento (inovações): diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.

Setor Privado:

  • Competitividade;
  • Rentabilidade/Crescimento/Participação no mercado;
  • Clientes/Colaboradores;
  • Satisfação do cliente.

Setor Público:

  • Cumprimento d a missão;
  • Advertisement
  • Produtividade/Eficiência/Geração de valor para a sociedade;
  • Contribuintes/Sociedade/Legisladores;
  • Satisfação do cidadão.

QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard − BSC, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990, preconiza o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização e a correspondente avaliação sob as perspectivas: financeira; do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional.

QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela: pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.

QUESTÃO CERTA: – A construção do Balanced Scorecard dá-se em quatro etapas. Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dessas etapas? Elaboração dos norteadores estratégicos da organização.

QUESTÃO CERTA: De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento.