CEBRASPE (2017):
QUESTÃO ERRADA: É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro.
Dois erros:
1º erro: O BSC não tem como objetivo o lucro. Não confunda a perspectiva financeira com o lucro.
2º erro: O BSC pode ser utilizado no âmbito público, com algumas ressalvas. Veja:
Segundo Kaplan e Norton (1997), o BSC “pode proporcionar foco, motivação e responsabilidade em empresas públicas e instituições sem fins lucrativos”.
Vera Osório (2003) acredita que o BSC no meio público possibilita “maior integração do orçamento na elaboração dos planos e expressa a importância do aprendizado e do crescimento institucional dos profissionais como um grande diferencial para a sustentabilidade da organização ao longo do tempo”.
OBS: A perspectiva financeira/orçamentária é deslocada para a base do BSC, visto que no meio público ela é condição indispensável, e não resultado final.
BSC (balanced scorecard)
O método consiste em determinar de modo balanceado as ligações de causa/efeito entre os quatro indicadores de avaliação das empresas, que são:
- Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
- Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
- Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
- Aprendizado e crescimento (inovações): diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor sistema de informação na empresa.
Setor Privado:
- Competitividade;
- Rentabilidade/Crescimento/Participação no mercado;
- Clientes/Colaboradores;
- Satisfação do cliente.
Setor Público:
- Cumprimento da missão;
- Produtividade/Eficiência/Geração de valor para a sociedade;
- Contribuintes/Sociedade/Legisladores;
- Satisfação do cidadão.
QUESTÃO CERTA:
QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela: pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.
QUESTÃO CERTA: – A construção do Balanced Scorecard dá-se em quatro etapas. Qual das alternativas abaixo NÃO faz parte dessas etapas? Elaboração dos norteadores estratégicos da organização.
QUESTÃO CERTA: De acordo com Kaplan e Norton, a estratégia empresarial se conecta ao conceito de BSC, traduzindo missão, objetivos e planos por meio dos segmentos finanças, clientes, processos internos e crescimento.