O Que São Programas Especiais de Trabalho?

0
1244

Lei 4320: Art. 20. Os investimentos serão discriminados na Lei de Orçamento segundo os projetos de obras e de outras aplicações.

Parágrafo único. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução da despesa poderão ser custeadas por dotações globais, classificadas entre as Despesas de Capital (claro, pois programas especiais de trabalho são investimentos).

QUESTÃO CERTA: A Lei no 4.320/1964, ao disciplinar o princípio orçamentário da especificação, determina que a Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras. É exceção legal a essa regra a possibilidade de consignação de dotação global de despesas que, por sua natureza, não possam cumprir-se subordinadamente às normas gerais de execução. Essa possibilidade se refere a: programas especiais de trabalho.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Os investimentos serão discriminados na Lei de Orçamento segundo os projetos de obras e de outras aplicações.