O Que São Papéis de Trabalho?

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Última Atualização 26 de outubro de 2024

  • Documentam e comprovam a realização dos trabalhos.
  • Entre suas finalidades pode se destacar: fornecer um registro escrito permanente do trabalho efetuado e informações importantes com relação ao planejamento contábil, financeiro e fiscal.
  • Devem ser arquivados em pastas: pasta permanente e pasta corrente.
  • Os papéis de trabalho devem ser ordenados de forma lógica, que facilite o trabalho de revisão e localização de informações.

FGV (2008):

QUESTÃO ERRADA: Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria.

12.1.2.2 – Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

FCC (2013):

QUESTÃO CERTA: No âmbito do Sistema de Controle Interno do setor público federal, os documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização denominam-se: papéis de trabalho.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: A Resolução CFC nº 986/2003 (NBC TI 01), no que se refere aos papéis de trabalho, estabelece que são documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidos no curso da auditoria para dar suporte à opinião do auditor.

VUNESP (2012):

QUESTÃO CERTA: Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho. Com relação as estes papeis pode-se afirmar que: constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtido no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

VUNESP (2014):

QUESTÃO CERTA: Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas. O texto trata de: Papéis de trabalho.

FEPESE (2022):

QUESTÃO CERTA: A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para: propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

FCC (2011):

QUESTÃO CERTA: Sobre os papéis de trabalho é correto afirmar que são: o conjunto de formulários que contém os apontamentos obtidos pelo auditor durante o seu exame.

Correto – apesar de incompleto, pois atualmente a documentação de auditoria pode se apresentar em diversos meios, inclusive eletrônico, gráfico, etc.

CESGRANRIO (2011):

QUESTÃO CERTA: De acordo com uma das normas de auditoria, o auditor deve elaborar papéis de trabalho que suportem sua opinião para emissão do parecer final. Os papéis de trabalho representam a (o):  registro de todas as evidências obtidas ao longo da execução da auditoria.

CETRO (2013):

QUESTÃO ERRADA: Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos e informações, obtidos no curso da auditoria, excluindo-se as provas, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

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FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: A Companhia de Calçados Impróprios do Brasil S. A. contratou determinada empresa de auditoria independente para executar a auditoria das demonstrações contábeis relativas ao exercício encerrado em 31/12/2012. O documento preparado pelo auditor contendo o registro dos procedimentos de auditoria executados, das evidências obtidas e das conclusões alcançadas é denominado: papéis de trabalho.

FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: No decorrer dos trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis da empresa Distribuidora de Aços Rígidos do Brasil S/A, o auditor independente constatou que o valor do saldo da conta duplicatas a receber, em 31.12.2013, apresentava uma diferença de R$ 150.000,00, referente a três duplicatas, de um mesmo cliente, pagas no mês de novembro de 2013, não baixadas do saldo. Quanto à evidência de auditoria, nos termos da NBC TA 230, o auditor deve registrá-la: em documentação de Auditoria (papéis de trabalho).

FCC (2014):

QUESTÃO CERTA: Na auditoria interna realizada na tesouraria de determinada empresa de produtos alimentícios, referente à movimentação financeira do mês de agosto de 2014, o auditor constatou que a empresa pagou três duplicatas sem a devida comprovação de compra ou recebimento do material. A fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações, as informações e provas obtidas no curso da auditoria serão registrados: nos papeis de trabalho.

FGV (2024):

QUESTÃO CERTA: Uma equipe de auditores estava atuando na etapa inicial de um trabalho de auditoria em postos de atendimento de uma autarquia pública da área de análise de solicitações de benefícios assistenciais e previdenciários. A equipe de auditoria aplicou, em todos os postos de atendimento, um questionário padronizado de avalição de controle interno, desenvolvido e validado em trabalhos anteriores. Os questionários preenchidos no âmbito do trabalho de auditoria: são papéis de trabalho de natureza corrente.

Os papéis de natureza corrente em auditoria são documentos que registram o trabalho realizado durante um período específico de auditoria. Eles incluem o programa de auditoria, os registros dos exames realizados e as conclusões obtidas. Esses papéis são essenciais para documentar de forma clara e precisa o serviço executado durante a auditoria.

Os papéis de trabalho correntes são utilizados apenas durante o exercício social em que a auditoria é realizada e podem incluir, por exemplo, cartas de circularização, respostas a questionamentos do auditor, resultados de contagens físicas, e questionários de controle interno.