Lançamento de reclassificação (ajuste)

0
1375

QUESTÃO CERTA: Acerca dos papéis de trabalho, assinale a alternativa correta: Um lançamento de reclassificação deveria ser efetuado quando o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores.

Lançamento de ajuste e/ou reclassificação serve para registrar erros ou irregularidades encontradas nos dados contábeis sob exame, que requererão correções por parte da companhia auditada.

Ao final do trabalho, em vista da relevância dos lançamentos em relação às demonstrações financeiras, o auditor deverá submetê-los a apreciação da companhia, que resolverá a respeito. Se proceder a contabilização, os papéis de trabalho devem ser ajustados aos novos saldos.  Caso os lançamentos propostos não sejam aceitos, o auditor deverá proceder uma avaliação independente quanto a sua materialidade em relação às demonstrações e, em caso positivo, proceder a sua ressalva no parecer de auditoria.

QUESTÃO ERRADA: Considere que um auditor, ao elaborar seu balancete de trabalho, verifique que o saldo de contas a pagar inclui saldos devedores de alguns fornecedores, decorrentes de adiantamentos efetuados. Nesse caso, o auditor deve determinar que se faça um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos a fornecedores.

Adiantamento a Fornecedores é conta do Ativo Circulante. O lançamento correto para este caso é DEBITAR Adiantamento a fornecedores e CREDITAR Contas a Pagar.

Apuração do Saldo do Razonete

O saldo de uma conta é o valor da diferença entre a soma dos débitos e a soma dos créditos do razonete. Somamos os valores do lado do débito e somamos os valores do lado do crédito. Após isso, subtraímos o débito do credito ou vice-versa. O saldo será devedor se a soma dos débitos for maior que a soma dos créditos e será credor se a soma dos créditos for maior que a soma dos débitos.

QUESTÃO ERRADA: Lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho. Nesse sentido, se o saldo de contas a pagar de uma empresa incluir saldo devedor de algum fornecedor, então deverá ser feito um lançamento de ajuste, a débito de contas a pagar e a crédito de adiantamentos de fornecedores.

Item errado. A primeira parte da questão está correta, uma vez que lançamentos de ajuste e reclassificação constituem um tipo de papel de trabalho

Advertisement
. Já a segunda parte está errada, pois se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.

QUESTÃO CERTA: Entre os papéis de trabalho preparados em uma auditoria, destacam-se os lançamentos de ajuste e reclassificação. Com respeito a esse assunto, é correto afirmar que: Se o saldo de contas a pagar incluir saldos devedores de alguns fornecedores, por adiantamentos, deve-se efetuar reclassificação no balancete de trabalho, a crédito de contas a pagar e a débito de adiantamentos a fornecedores.

A conta “Contas a pagar” deve sempre ter saldo credor, já que as contas do passivo aumentam pelo crédito. No caso em questão, o auditor encontrou “Contas a pagar” com saldo devedor, pois houve adiantamentos de pagamentos a fornecedores que foram contabilizados de forma errada. A contabilização certa seria:

-Supondo que, por exemplo, a conta ‘fornecedores’ (Passivo circulante) tivesse saldo inicial de 20 credor:

D – Adiantamentos a fornecedores (Ativo circulante) 100

C – Disponibilidades (ativo circulante) 100

Ou seja, no lançamento correto, a conta ‘fornecedores’ não seria afetada, permanecendo com saldo credor de 20. MAS, a contabilização foi realizada incorretamente, assim:

D – Fornecedores (passivo circulante) (indevidamente) 100

C – Disponível (ativo circulante, corretamente) 100

Como o saldo de fornecedores era 20 credor, ficou agora com 80 devedor (o que não poderia ocorrer).

Quando o auditor detectou o erro, o procedimento de reclassificação seria simplesmente fazer o lançamento inverso, conforme indica a proposição “c”:

C – Fornecedores (para estornar o valor indevido)100

D – Adiantamento a fornecedores (ativo circulante)100

Percebam que agora a conta fornecedores volta a ter o saldo de 20 credor.

Correta a assertiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui