O Que É Valor Realizável Líquido?

0
229

Última Atualização 16 de junho de 2023

ESAF (2014):

QUESTÃO CERTA: A empresa Jota S.A. produz dois produtos simultaneamente em sua linha de produção, o produto principal “Alfa” e o produto residual (subproduto) “Beta” comercializado como adubo, que tem historicamente apresentado custo imaterial. Os custos de transformação de cada produto não são separadamente identificáveis. Dessa forma os custos do subproduto Beta devem ser alocados pelo: valor realizável líquido.

CPC 16, ESTOQUES: 14.

Um processo de produção pode resultar em mais de um produto fabricado simultaneamente. Este é, por exemplo, o caso quando se fabricam produtos em conjunto ou quando há um produto principal e um ou mais subprodutos. Quando os custos de transformação de cada produto não são separadamente identificáveis, eles devem ser atribuídos aos produtos em base racional e consistente. Essa alocação pode ser baseada, por exemplo, no valor relativo da receita de venda de cada produto, seja na fase do processo de produção em que os produtos se tornam separadamente identificáveis, seja no final da produção, conforme o caso. A maior parte dos subprodutos, em razão de sua natureza, geralmente é imaterial. Quando for esse o caso, eles são muitas vezes mensurados pelo valor realizável líquido e este valor é deduzido do custo do produto principal. Como resultado, o valor contábil do produto principal não deve ser materialmente diferente do seu custo.

Advertisement

VUNESP (2023):

QUESTÃO ERRADA: Os estoques de produtos de uma entidade industrial devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o maior.

Pelo custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor.