O Que É Organização de Aprendizagem?

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Por meio desse post, buscaremos responder a seguinte pergunta: o que é organização de aprendizagem?

Como há uma infinidade de questões sobre esse tema, decidimos partir diretamente para elas como modo de agilizar os estudos dos (as) caderneiros (as). Esperamos que essa publicação sobre organização de aprendizagem lhe seja útil de alguma forma.

QUESTÃO CERTA: Tipo de organização em que os funcionários praticam a gestão do conhecimento, adquirindo e compartilhando continuamente novos conhecimentos e estão dispostos a aplicar esse conhecimento na tomada de decisões ou na realização de tarefas: organização de aprendizagem.

QUESTÃO CERTA: Considerando as diferenças e similaridades entre organizações de aprendizagem e aprendizagem organizacional, assinale a opção correta: As organizações de aprendizagem são representadas por profissionais com prática e por consultores, enquanto a aprendizagem organizacional é representada por acadêmicos e pesquisadores.

Existem duas grandes vertentes que estudam a aprendizagem nas organizações: 

• Aprendizagem Organizacional: representada sobretudo pelos pesquisadores acadêmicos; 

• Organizações que Aprendem: desenvolvida especialmente por consultores e pesquisadores orientados para transformação organizacional. 

Segundo Bastos, Gondim e Loiola (2004), as duas vertentes tratam o mesmo fenômeno a partir de óticas e interesses distintos. De acordo com Tsang (1997), a primeira vertente – “aprendizagem organizacional” – interessa-se pela descrição de como a organização aprende, isto é, focaliza as habilidades e os processos de construção e utilização do conhecimento, que favorecerão a reflexão sobre as possibilidades concretas de ocorrer aprendizagem nesse contexto. A segunda vertente – “organizações que aprendem” – por outro lado, tem seu foco na ação e no ajuste de ferramentas metodológicas específicas para o diagnóstico e a avaliação que permitem identificar, promover e avaliar a qualidade dos processos de aprendizagem, que servirão de base para a normalização e a prescrição do que uma organização deve fazer para aprender.  

Fonte: http://www.pospsi.ufba.br/Ana_Rita_Fraga.pdf

QUESTÃO CERTA: Ao considerar a criação de uma organização de aprendizagem, é correto afirmar que é crucial numa organização de aprendizagem que os colaboradores sejam livres para trabalhar uns com os outros, devendo ser eliminadas barreiras estruturais e físicas existentes.

QUESTÃO CERTA: A seguir encontra-se descrito um conjunto de práticas para construir a capacidade de aprendizagem nas organizações. A aprendizagem organizacional é feita a partir das cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. As disciplinas para a organização de aprendizagem são as seguintes, exceto: aprendizagem individual.

Individual não, né? Tem que ocorrer a caráter coletivo / grupal para que a aprendizagem ocorra no âmbito organizacional (e não particular). 

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.

Outra questão flagrantemente equivocada. 

QUESTÃO ERRADA: A organização pública que gerencia pessoas com base em um modelo de organização de aprendizagem realiza a formulação e a adoção de ideias com a cúpula diretiva, enquanto o restante da organização permanece à espera do trabalho a ser executado.

Negativo! É importante a participação de todos. 

QUESTÃO CERTA: A organização inteligente é uma organização de aprendizagem voltada para a criação, para a aquisição e para a transferência de conhecimento, sendo capaz de promover mudanças no comportamento organizacional, a partir de novos conhecimentos, ideias e estímulos percebidos no ambiente. 

Peter Senge estabeleceu cinco disciplinas permanentes de estudo e prática que levam ao aprendizado organizacional. Todas são fundamentais para que uma empresa adquira as capacidades necessárias para mudar a sua forma de trabalhar e conquistar espaço no mercado. Para algumas, a aplicação integral das disciplinas é uma questão de sobrevivência. São elas:

Domínio Pessoal: quanto mais você expande a sua capacidade pessoal para obter os resultados desejados, não somente para a empresa, mas para todos os que dela fazem parte, maior a probabilidade de se criar um ambiente favorável ao engajamento das pessoas para o alcance das metas escolhidas.

Modelos Mentais: não existe nada que não possa ser questionado, modificado, repensado ou reorganizado, portanto, você deve refletir, esclarecer e pensar em como melhorar continuamente a sua maneira de as coisas para moldar também as suas decisões.

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Visão compartilhada: estabelecer uma visão é fácil, mas compartilhar essa visão e conquistar o engajamento do grupo em relação ao futuro que se deseja criar é um desafio. Lamentavelmente, para algumas empresas, a pressão funciona melhor do que a visão e a missão.

Aprendizado em equipe: transformar aptidões coletivas e fazer com que as equipes desenvolvam capacidades maiores do que a soma dos talentos individuais é o grande desafio dos líderes.

Pensamento sistêmico: nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.

QUESTÃO ERRADA: O modelo denominado organizações de aprendizagem, difundido por Peter Senge, por meio de quatro critérios, consiste em um parâmetro confiável para o acompanhamento do ritmo de acumulação de conhecimento imposto pela globalização.

São cinco critérios. 

QUESTÃO CERTA: Uma organização de aprendizagem tem a capacidade de criar, adquirir e transmitir conhecimento. Ela modifica o seu comportamento em resposta aos novos conhecimentos adquiridos. Sobre o tema cultura organizacional e aprendizagem nas empresas, assinale a alternativa correta: Prover treinamento continuado aos funcionários em técnicas de tomada de decisão permite maior empowerment e ajuda a construir uma organização de aprendizagem.

Já tratamos do empowerment (empoderamento) de colaboradores aqui no Caderno de prova – quando às pessoas são delegadas tarefas e autoridade para desempenharem funções. É assim que elas aprendem coisas novas e saem da mesmice. 

QUESTÃO CERTA: Uma organização em aprendizagem (learning organization) deve: promover a análise crítica de seus procedimentos e de seus pressupostos de base. 

Sim, porque é por meio da revisão deles que se aprender “o que deu certo e o que deu errado”. É assim que fomentamos a aprendizagem. 

QUESTÃO CERTA Peter M. Senge, autor do livro “A Quinta Disciplina” dirige programas de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology (MIT). A base dos seus estudos é a forma como as empresas devem se adaptar a um mundo com uma crescente complexidade e mudanças. Para ele, as empresas de sucesso serão aquelas que saibam aproveitar as capacidades de apreensão e de comprometimento de todos, que ele designa como: learning organization.

QUESTÃO CERTA: A hierarquia flexibilizada caracteriza os modelos com base em aprendizagem.

” (…) evoluíram de modelos tradicionais, com base em controle, (referência ao modelo burocrático) para modelos contemporâneos, com base em aprendizagem (referência ao modelo gerencial)

Fonte: desconhecida. 

QUESTÃO CORRETA: O aprendizado contínuo e a gestão do conhecimento fazem parte das diretrizes previstas para a capacitação dos servidores e dirigentes públicos.

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