O Que É o Método Delfos? (com exemplos)

0
1123

QUESTÃO CERTA: Uma das técnicas de prospecção do futuro utilizadas no planejamento organizacional é o método delfos, cujo foco é a previsão tecnológica e a identificação de tendências.

Sim. O método Delfos tem natureza prospectiva, e não projetiva.

Abordagem PROSPECTIVA > busca criar diversos cenários futuros com base em fatos atuais, ou seja, no presente.

Quem busca criar um único cenário com base em fatos passados é a abordagem PROJETIVA.

QUESTÃO ERRADA: O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.

Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior. Levam em consideração a Previsão de acordo com os dados presentes.

Método delfos:

É uma forma de pesquisa de opiniõesfocalizada num assunto específico, em que se fazem perguntas a um grupo de especialistas, em geral por meio de questionários.

A pesquisa é feita em várias rodadas, sendo que a cada rodada os especialistas são informados sobre os resultados da rodada anterior. Esse procedimento de informar os resultados anteriores pressupõe que o conhecimento da opinião dos colegas ajuda a aprimorar o grau de acerto das projeções. É uma técnica muito usada para previsão tecnológica e identificação de tendências.

Construção de cenários
técnicas que baseiam-se em perguntas como: “ e se …?”
Exemplos: pergunta-se: e se descobrirem uma cura para aids, e se….?

Os cenários lidam com o imprevisível, as respostas dependem muito mais de especulações intuitivas do que em informações concretas. São especulações sobre eventos possíveis que não têm base no presente (apesar de poder acontecer casos isolados, que podem se transformar numa
tendência).

Advertisement

Os cenários precisam de um mínimo de informação para terem alguma utilidade para o planejamento. A informação é fornecida pela análise das relações entre variáveis relevantes
do meio ambiente.

QUESTÃO CERTA: Nos estudos de usuários, são empregados vários métodos. As principais vantagens da técnica de delfos são: coleta opiniões de especialistas sem que os mesmos sejam contaminados; prevê eventos que não são processados de acordo com o modelo racional.

Até porque, uma outra técnica que não é a delfos chama-se “pesquisa de opinião e atitudes”. Então, entende-se que são 2 coisas distintas:

1) pesquisa de opinião e 2) coleta de opinião de especialistas (delfos)

QUESTÃO ERRADA: No processo de planejamento, a construção de cenários, também conhecida como método Delfos, é uma técnica de prospecção do futuro que assume a forma de pesquisa de opinião, focalizada em um assunto específico.

Não é pesquisa de opinião, é coleta de opinião de especialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui