Missão, Objetivos e Mudança

0
170

QUESTÃO CERTA: O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.

Como já vimos aqui, no Caderno de Prova, o planejamento deve prever flexibilidade.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a alternativa que melhor explicita as vantagens do planejamento: elimina toda e qualquer incerteza como consequência das constantes mudanças ambientais, reduz o impacto do ambiente organizacional e potencializa o autoconhecimento organizacional.  

Decore para provas: é impossível eliminar todas as incertezas. Só mesmo com uma bola de cristal.

QUESTÃO CERTA: Em relação ao planejamento estratégico, pode-se afirmar corretamente que: está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente. 

QUESTÃO ERRADA: Caso a imagem de determinado órgão público seja fortemente maculada por frequentes constatações de baixo desempenho na prestação de seus serviços, a alta administração, para repensar o planejamento estratégico desse órgão, deverá definir uma nova missão institucional, identificando o propósito principal da forma mais ampla possível para maximizar a razão da existência da organização.

Advertisement

A missão da organização é perene. Em regra, a criação e extinção de todos os órgãos e entidades da administração pública dependem de autorização legislativa, segundo a norma constitucional. Mas a questão versa sobre fundamentos de administração geral e essa disciplina trata dos princípios básicos aplicáveis a todos os tipos de organização. Portanto, basta-nos saber que a solução para descumprimentos da missão institucional, seja nas organizações públicas ou privadas, não perpassa pela alteração da missão. Ao contrário, a solução envolve processos de avaliação do desempenho, reformulação da estratégia, correção e melhoria contínua.

Fonte: facebook.com/admfederal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui