O Que É Exame de Auditoria? (Com Exemplos)

0
537

O objetivo do exame das demonstrações financeiras é expressar uma opinião sobre a propriedade destas e assegurar que representam adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado de duas operações e as origens e aplicações de recursos correspondentes aos períodos em exame, de acordo com os princípios de contabilidade, aplicados com uniformidade durante os períodos.

O exame de auditoria deve ser feito de acordo com as normas usuais da atividade, inclusive quanto às provas nos registros contábeis e aos procedimentos de auditoria julgados necessários nas circunstâncias.

Desse modo, o objetivo principal da auditoria pode ser descrito, em linhas gerais, como o processo pelo qual o auditor se certifica da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada. Em seu exame, o auditor, por um lado, utiliza os critérios e procedimentos que lhe traduzem provas que assegura a efetividade dos valores apostos nas demonstrações financeiras e, por outro lado, cerca-se de procedimentos que lhe permitam assegurar a inexistência de valores ou fatos não constantes das demonstrações financeiras que sejam necessários ao seu bom entendimento.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: O exame de auditoria deve assegurar tanto a fidelidade como a efetividade dos valores apostos nas demonstrações contábeis, certificando-se de que elas não deixaram de contemplar todos os valores ou fatos necessários ao seu bom entendimento.

QUESTÃO CERTA: No exame de auditoria, devem ser consideradas erros materiais não apenas as divergências entre o que está demonstrado nos documentos contábeis e o que efetivamente ocorre na entidade, mas também as omissões verificadas nos demonstrativos financeiros.

Sim, pois omissões nas demonstrações contábeis podem ser ERRO (se não intencional) ou FRAUDE (se intencional).


QUESTÃO CERTA: O exame de auditoria deve ser efetuado de acordo com as normas usuais de auditoria.