O Que É Estratificação? (Com Exemplos)

0
1539

QUESTÃO CERTA: Ao realizar levantamento sobre o desenvolvimento de um processo, um analista de processo separa os dados em categorias, a fim de direcionar a ação corretiva para as categorias problemáticas. Este processo é denominado estatística de estratificação.

QUESTÃO CERTA: O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

QUESTÃO ERRADA: Os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato podem ser projetados para os itens que não compõem esse estrato.

QUESTÃO CERTA: No processo de amostragem, população é o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada. O processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes, é denominado: estratificação.

NBC TA 530

Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).

QUESTÃO ERRADA: A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população, dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características diferentes.

QUESTÃO ERRADA: A normatização do exercício profissional pressupõe o estabelecimento de procedimentos e critérios para planejar e selecionar amostras de itens a serem examinados pelo auditor. A respeito do assunto, é correto afirmar que: cada estrato selecionado deve ter a mesma quantidade de itens selecionados.

Negativo. Devem ter características semelhantes.

QUESTÃO CERTA: Quando uma amostra for estratificada, cada unidade de amostragem deverá pertencer, exclusivamente, a um estrato.

Um exemplo de amostragem estratificada que ilustra bem o enunciado é uma pesquisa sobre sabores de biscoitos e para isso a empresa responsável pela entrevista divide a população em amostras estratificadas de acordo com o seu objetivo, por exemplo:


Crianças de 5 a 10 anos; adultos de 20 a 40 anos… assim sendo a amostra estratificada é excludente, ou seja, se um indivíduo pertence a tal parâmetro ele não pertencerá a outro (pelo menos nessa amostragem, já que em outra pesquisa a população poderá ser dividida em homens e mulheres e aí teremos várias idades dentro desse novo parâmetro).

QUESTÃO ERRADA: Estratificar uma população significa excluir previamente determinados itens para efeito de verificação pela auditoria.

QUESTÃO CERTA: Por estratificação entende-se a separação da população-objeto em classes.

QUESTÃO CERTA: A estratificação da amostra pode ser útil quando: houver uma grande amplitude nos valores dos itens a serem selecionados.

QUESTÃO CERTA: Ao dividir um conjunto de registros contábeis em diferentes grupos de unidades com características semelhantes, o auditor independente estará utilizando o procedimento de: estratificação.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo da estratificação da amostra é o de aumentar a variabilidade dos itens de cada estrato e permitir que o tamanho da amostra seja aumentado.

Negativo. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

QUESTÃO CERTA: Uma das vantagens de se estratificar a população no processo de amostragem é reduzir o tamanho da amostra, sem aumentar o risco de amostragem.

NBC TA 530 – AMOSTRAGEM EM AUDITORIA

Estratificação

 1. A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A eficiência da auditoria na definição e utilização da amostra pode ser melhorada se o auditor: estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares.

Com o uso da Estratificação o auditor consegue reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem e, dessa forma, melhor sua eficiência.

QUESTÃO CERTA: Nos casos em que o auditor independente desejar reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características similares, deve proceder a um (a): estratificação.

QUESTÃO CERTA: Na auditoria das demonstrações contábeis de determinada empresa de economia mista do Estado, o auditor pretende realizar auditoria, por amostragem, na conta “Duplicatas a Receber”. O auditor se quiser reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características homogêneas ou similares, deve proceder: a uma estratificação.

QUESTÃO CERTA: A amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho utiliza a teoria de amostragem de atributos nos procedimentos de transações e de saldos e apresenta suas conclusões em valores monetários. Sua aplicação verifica, principalmente, se as transações e saldos estão sendo registrados de maneira superavaliada.

NBC TA 530 – Amostragem

Apêndice 1:

Trata-se da técnica de Estratificação:

Na execução dos testes de detalhesa população é geralmente estratificada por valor monetário. Isso permite que o trabalho maior de auditoria possa ser direcionado para os itens de valor maior, uma vez que esses itens podem conter maior potencial de distorção em termos de superavaliação.

QUESTÃO ERRADA: Os resultados sobre os riscos de amostragem são indiferentes quando o auditor, conforme sua decisão, estratifica o tamanho da amostra.

Estratificação – A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população, dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo é reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato, e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo da estratificação é o de aumentar a variabilidade dos itens de cada estrato.

ERRADO. O objetivo é diminuir a variabilidade dentro de cada estrato.