O Que É Erro Tolerável? (Com Exemplos)

0
1055

QUSTÃO CERTA: Por erro tolerável entende-se o erro máximo que o auditor estaria disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que se possa atingir o objetivo dos trabalhos.

QUESTÃO CERTA: Considere que, na determinação da quantidade de processos licitatórios a serem analisados em uma auditoria, o auditor tenha determinado o nível de confiança estatística em 95% e um erro tolerável de 5%, com emprego da amostragem aleatória simples. Nessa situação, durante o processo de revisão, se a supervisão da equipe de auditoria sugerir reduzir o erro tolerável, será necessário aumentar o tamanho da amostra, mantendo-se o mesmo nível de significância.

Quando o auditor objetiva reduzir o erro tolerável, que é aquele erro “limite” que ele irá aceitar na amostra, ele deve aumentar seu tamanho, para ter uma segurança maior.

QUESTÃO ERRADA Ao planejar e determinar a amostra de auditoria, devem ser desconsiderados os erros toleráveis e esperados.

Advertisement

Deve ser considerado sim os erros toleráveis e esperados, porque nenhuma amostra é perfeita sem erros.

QUESTÃO ERRADA: Para reduzir o erro tolerável em uma amostra aleatória simples, é necessário que o auditor também reduza o tamanho da amostra.

A10.    O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

Fonte: NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria.