Última Atualização 19 de janeiro de 2022
FUNDATEC (2015):
QUESTÃO CERTA: O diagnóstico estratégico é correspondente à primeira fase do processo de planejamento estratégico. Ele procura avaliar qual a real situação de uma empresa, seja pública ou privada, com relação aos seus aspectos internos e externos. Dentre alguns dos pontos importantes do diagnóstico estratégico, está a ___________, que representa o que a empresa quer ser; os _____________, que representam o conjunto de crenças fundamentais da empresa; a ____________, que busca estudar a relação entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças; a ____________, que tem por finalidade verificar os pontos fortes e fracos da organização. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima: visão – valores – análise externa – análise interna.
FCC (2018):
QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada empresa pública esteja realizando um processo de planejamento estratégico utilizando como metodologia o Balanced Scorecard (BSC). Isso significa que, na fase denominada diagnóstico institucional: definirá a visão da empresa, olhando para o futuro e identificando a forma que espera que a mesma seja reconhecida por colaboradores, clientes e pela sociedade.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO ERRADA: O planejamento estratégico é um dos principais mecanismos que a organização pode utilizar para alcançar o que pretende. Nesse sentido, é fundamental que se estabeleça um diagnóstico estratégico que tenha, entre seus pontos básicos, a definição da orientação estratégica da empresa.
Na verdade, através do diagnóstico estratégico a organização irá se municiar de informações que definirão a orientação estratégica da empresa.
Conforme o autor Oliveira: Há quatro fases básicas para a elaboração de um Planejamento Estratégico, que são:
Fase I – Diagnóstico Estratégico;
Fase II – Missão da empresa;
Fase III – Instrumentos prescritivos e quantitativos;
Fase IV – Controle e avaliação.
Fase I – Diagnóstico Estratégico: nesta fase deve se determinar “como se está”;
Fase II – Missão da Empresa: neste ponto deve ser estabelecida a razão de ser da empresa, assim como seu posicionamento estratégico. ***Resumindo a orientação estratégica deveria ser feita na fase II – Missão da empresa.
CEBRASPE (2004):
QUESTÃO CERTA: O diagnóstico estratégico é composto pela análise do ambiente interno e do ambiente externo, definindo-se, então, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
ADM&TEC (2019):
QUESTÃO ERRADA: O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento, pois é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. O diagnóstico estratégico deve captar e manter atualizado o conhecimento da entidade em relação ao ambiente e a si própria, visando ignorar
CEBRASPE (2011):
QUESTÃO ERRADA: O diagnóstico estratégico é comumente realizado em uma etapa precedente do planejamento estratégico.
O diagnóstico estratégico é comumente realizado em uma etapa precedente do planejamento estratégico. Esse ”diagnóstico estratégico” está associado à análise SWOT, que é aplicada posteriormente ao planejamento estratégico. Ou seja, a organização precisa apresentar resultados para que a matriz possa fazer uma análise interna e externa, como no caso de atraso de entregas de produtos adquiridos por clientes e no atraso de entregas de insumos fornecidos por fornecedores (fraquezas e ameaças, respectivamente).
CEPERJ (2013):
QUESTÃO CERTA: O diagnóstico estratégico é uma das fases do planejamento estratégico onde se avalia, dentre outras variáveis, as oportunidades proporcionadas pelo ambiente externo.
Quadrix (2018):
QUESTÃO CERTA: O diagnóstico estratégico é utilizado pela biblioteca com o objetivo de identificar a forma como deve utilizar suas forças e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CORRETA: O diagnóstico estratégico é composto pela análise do ambiente interno e do ambiente externo, definindo-se, então, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. A esse respeito, assinale a opção correta. Diferentemente dos pontos fortes e dos pontos fracos, as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela organização.