O Que É Definido no Planejamento da Auditoria?

0
157

QUESTÃO CERTA: Na fase de planejamento, o auditor deve considerar os testes de observância que serão empregados para avaliar os controles internos estabelecidos pela administração auditada, a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.

Segundo os professores Davi Barreto e Fernando Graeff, no livro Auditoria da editora Método, é na fase do planejamento que o auditor identifica seus objetivos e define os detalhes que conduzirão os trabalhos (cronograma, procedimentos, riscos…).

A estratégia dos trabalhos é traçada, definindo a natureza, oportunidade e extensão dos exames para uma auditoria eficaz. Vale lembrar que o planejamento não é uma fase isolada do processo, e sim contínua e iterativa (feita de novo, repetida, reiterada – realizada inúmeras vezes).

Segundo NBC TI 01 12.2 – NORMAS DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS 12.2.1 – Planejamento da Auditoria Interna 12.2.1.1 – O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade. […]

Advertisement

12.2.3.2 –   os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

a)  inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

b)  observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

c)  investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.