O Que É Plano de Auditoria? (com exemplo)

0
428

QUESTÃO CERTA: O plano de auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar, que deverá ser preparado por escrito ou por outro meio de registro, para facilitar o entendimento dos procedimentos de auditoria a serem adotados pela equipe de trabalho.

O quesito está correto. De antemão, cabe destacar que, para fins das disposições constantes da revogada NBC T 11.4/2005, O Plano de Auditoria e o Programa de Auditoria são partes integrantes do Planejamento da Auditoria (11.4.1.12). Todavia, esse mesmo dispositivo salienta que as três expressões supracitadas podem ser tidas como sinônimas. Situação essa que ocorre no quesito. O Planejamento da Auditoria (que o item chama de Plano de Auditoria) é a etapa na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar (NBC T 11.4/2005, 11.4.1.11). Já o Programa de Auditoria (que o item também designa Plano de Auditoria) deve ser preparado por escrito ou por outro meio de registro, para facilitar o entendimento dos procedimentos de auditoria a serem adotados (NBC T 11.4/2005, 11.4.1.17).

(Revogada)NBC T 11.4/2005, 11.4.1.12 – O Planejamento da Auditoria é, muitas vezes, denominado Plano de Auditoria, ou Programa de Auditoria, conceitos que, nesta norma, são considerados partes do Planejamento da Auditoria.

Advertisement

(Revogada)NBC T 11.4/2005, 11.4.1.11 – O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz.

(Revogada)NBC T 11.4/2005, 11.4.1.17 – O programa de auditoria deve ser preparado por escrito ou por outro meio de registro, para facilitar o entendimento dos procedimentos de auditoria a serem adotados e propiciar uma orientação mais adequada para a divisão do trabalho.

QUESTÃO ERRADA: Acerca do plano de auditoria baseado em risco, julgue os itens subsecutivos. O auditor deve montar a documentação em arquivo e completar o processo antes da data do relatório da auditoria.

Na verdade, antes de realizar a auditoria. O relatório da auditoria diz respeito ao momento em que a auditoria já foi conduzida.

QUESTÃO CERTA: A estratégia de auditoria descreve o que fazer, e o plano de auditoria, como fazê-lo.