Última Atualização 3 de dezembro de 2020
Carta de encargo: Trata-se de um contrato no qual é plasmado por escrito o acordo do trabalho, evidenciando o alcance e os objetivos a serem alcançados. Esse contrato deve conter, pelo menos, os seguintes itens:
Objetivo e alcance do trabalho;
Honorário e número de horas de trabalhado estimado;
Período abrangido;
Possíveis limitações;
Indicação de que os relatórios contábeis são de responsabilidade do cliente;
Indicação de que não haverá limitação de escopo, naquilo que depender do cliente;
Confirmação escrita do encargo (assinatura do contrato);
Outros, como contatos com os auditores anteriores, a data de entrega dos relatórios, data e forma de pagamento etc.
QUESTÃO ERRADA: A carta de encargo é o documento utilizado pelo auditor para comunicar à entidade auditada o custo das horas consumidas na execução dos trabalhos de auditoria.
O contrato de trabalho de auditoria pode ser estabelecido usando a aceitação da denominada Carta de Encargo ou usando um contrato de auditoria. A carta de encargo é o documento utilizado pelo auditor para comunicar à entidade auditada o custo das horas ESTIMADAS na execução dos trabalhos de auditoria.