O Que É Balanço Patrimonial? (com exemplos)

0
666

QUESTÃO CERTA: O BP, demonstração estática que mostra a situação e a composição patrimonial da empresa em determinado momento, é composto de ativo e passivo mais o patrimônio líquido.

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

Balanço Patrimonial=Ativo, Passivo e PL.

DRE= Receita e Despesas. Bons estudos!

QUESTÃO CERTA: Com relação à elaboração de demonstrações contábeis, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstração do valor adicionado, julgue os itens a seguir. O balanço patrimonial demonstra a composição qualitativa do patrimônio da entidade.

O BP demonstra a composição qualitativa e quantitativa do patrimônio

Ex: Estoques (parte qualitativa) R$20.000 (parte quantitativa)

QUESTÃO CERTA: O balanço patrimonial é dividido em ativo e passivo, cujos totais são sempre iguais. O primeiro é constituído pelos bens e créditos; o segundo, pelo passivo exigível, que representa as dívidas com terceiros, e pelo patrimônio líquido.

QUESTÃO CERTA: O balanço patrimonial representa, quantitativa e qualitativamente, a posição financeira e patrimonial da entidade em determinada data.

CERTO

Isso aí. Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil e se destina a evidenciar, seja de forma qualitativa, seja de forma quantitativa, a posição patrimonial e financeira da entidade.

A forma QUALITATIVA refere-se à classificação contábil dos elementos, de acordo com a sua natureza.

Já a forma QUANTITATIVA consiste no valor monetário atribuído a cada elemento.

Se a questão falasse em “econômica”, estaria errada, visto que esse é papel da DRE! Demonstração de Resultado de Exercício.

QUESTÃO CERTA: O balanço patrimonial é composto pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido. Considerando-se que o ativo e o passivo sejam divididos em circulante e não circulante, é correto afirmar que as obrigações que vencerem após o término do exercício social seguinte deverão ser classificadas no passivo não circulante.

LEI 6404/76

Art. 180.  As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.

Lembrando que as obrigações financeiras que tiveram prazo de exigibilidade após o exercício seguinte, mas previsão de pagamento no próximo exercício, serão registradas no passivo circulante. Essência sobre a forma

Advertisement

(31/12/x1)*____________________*(31/12/x2)___________________*

PC PNC

Tomar muito cuidado com o Passivo. Nessa questão, a banca considerou Passivo como sendo Passivo Exigível, pois se tivesse considerado como passivo TOTAL, a questão estaria errada (por não contemplar o PL em sua classificação):

LEI 6404/76

Art. 178

§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

I – Passivo circulante;

II – Passivo não circulante;

III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo do balanço patrimonial é evidenciar a situação financeira e patrimonial da organização em determinada data, representando, desse modo, uma posição dinâmica do negócio.

Erro: Posição dinâmica

O certo seria: Posição estática

BALANÇO PATRIMONIAL: estático

DRE: dinâmico.

QUESTÃO CERTA: O balanço patrimonial de uma empresa representa graficamente a sua situação patrimonial.

QUESTÃO ERRADA: Os livros obrigatórios de uma empresa comercial incluem o balanço patrimonial, que registra as contas de ativo, passivo e patrimônio líquido.

Balanço Patrimonial não é livro contábil, mas sim Demonstração Contábil. (vide art. 176, lei 6406/76). O Balanço Patrimonial (BP) é uma Demonstração Contábil. O livro obrigatório é o Livro Diário.

O Balanço Patrimonial é uma DEMONSTRAÇÂO CONTÁBIL que estruturalmente é composta por ATIVOS, PASSIVOS E PL.

O livro obrigatório é o LIVRO DIÁRIO, que também podem ser lançados por meio de partidas mensais, os ATOS e os FATOS contábeis.

QUESTÃO CERTA: O relatório financeiro que computa vendas brutas e subtrai custos dos produtos vendidos, apresentando o lucro operacional, é a demonstração de resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui