O Que É Autonomia Política e Auto-organização?

0
913

Autoadministração = autonomia administrativa (autarquias possuem)

Auto-organização = apenas os entes políticos é que possuem. 

Capacidade política = autonomia política (autarquias não possuem)

QUESTÃO ERRADA: O Banco Central do Brasil (BACEN) tem autonomia política para criar suas próprias normas.

Negativo. É uma autarquia que tem autonomia Administrativa e Financeira.

QUESTÃO CERTA: Qual das características abaixo não se aplica às autarquias? Têm capacidade política.

QUESTÃO ERRADA: As entidades da administração pública indireta têm capacidade de autoadministração, ou seja, podem definir regras para se organizarem.

Autoadministração é uma coisa e auto-organização outra.

Segundo ensina Maria Sylvia Di Pietro, autoadministração “dá ideia de capacidade de gerir os próprios negócios, mas com subordinação a leis postas pelo ente central; é o que ocorre na descentralização administrativa.”

Significa dizer, por outras palavras, que as entidades da Administração Pública indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), as quais decorrem da descentralização administrativa, ostentam, sim, autoadministração. Nada obstante, não é verdade que possam “definir regras para se organizarem”.

Tal competências pressupõe autonomia política, que origina a capacidade de auto-organização, vale dizer, de legislar, de criar normas jurídicas primárias, apoiadas diretamente na Constituição da República, o que somente é dado às pessoas federativas (União, estados-membros, DF e municípios), mas não às entidades da Administração Indireta.

QUESTÃO ERRADA: As entidades administrativas, como as autarquias, são pessoas jurídicas de direito público interno, detentoras de autonomia política e financeira e de autorregulação.

Autarquias não possuem autonomia política.

QUESTÃO CERTA: As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, como a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Já as entidades administrativas integram a administração pública, mas não têm autonomia política, como as autarquias e as fundações públicas.

Advertisement

Os estados-membros são entes autônomos, de modo que têm capacidade de autogoverno, autoadministração, autolegislação e auto-organização.

QUESTÃO CERTA: As capacidades de auto-organização, autogoverno, autoadministração e autolegislação reconhecidas aos estados federados exemplificam a autonomia que lhes é conferida pela Carta Constitucional.

QUESTÃO CERTA: Com relação as Autarquias na administração pública brasileira, é correto afirmar que: não possuem capacidade de auto-organização.

A capacidade de auto-organização está relacionada ao fato de a pessoa ser capaz de elaborar leis, o que abrange apenas os entes políticos.

QUESTÃO CERTA: O Instituto Nacional de Seguridade Social, órgão da administração descentralizada indireta, embora possua autonomia administrativa, não tem autonomia política para criar todas as suas normas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui