O Que É Análise de Cenários? (com exemplos)

0
820

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: O planejamento estratégico consiste em uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, desenvolvida a partir dos anos 1960, que tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização, proporcionando uma melhor relação com o ambiente externo no qual se encontra inserida. Uma das etapas relevantes dessa metodologia corresponde: à utilização de cenários para direcionar os planos da organização, correspondendo a projeções de ambientes futuros.

QUESTÃO CERTA: A análise de cenários, principalmente o prospectivo, não objetiva eliminar as incertezas de eventos futuros na empresa, mas organizá-las e reduzi-las a um número administrável de opções.

Já dissemos diversas vezes, aqui, no Caderno de Prova: é impossível eliminar todos os riscos ou incertezas.

QUESTÃO ERRADA: Elaboração e análise de cenários pressupõem criações de representações de futuro que garantam previsibilidade e evitem que o gestor conviva com incertezas e ambiguidades.

Outra questão que segue na linha da “eliminação plena de riscos”.

QUESTÃO ERRADA: Análise de Cenários – ferramenta de planejamento estratégico e de gestão da qualidade total e deve orientar as corporações a buscar fatores críticos de sucesso que influenciam a sua produtividade e resultados.

“Negativo. Análise de Cenários é mais comumente utilizada em ambientes de grande incerteza. Através dos cenários, é possível materializar uma gama de prováveis situações futuras e preparar-se para tais cenários. Logo, essa assertiva é incorreta”.

QUESTÃO CERTA: É recomendável que a organização, ao utilizar a metodologia de construção e análise de cenários, evite o uso de apenas três cenários para a definição dos seus objetivos estratégicos.

Uma sugestão, apresentada por Grumbach, é que sejam separados/analisados os cenários em três: mais provável, tendência e ideal. Vale lembrar que o número de três cenários deve ser visto apenas como uma sugestão. Convém interpretar outros cenári os que sejam importantes sob o ponto de vista do decisor estratégico, sejam eles favoráveis ou desfavoráveis.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Ao elaborar e analisar os cenários vinculados a sua organização, a equipe de planejamento estratégico deverá, primeiramente, identificar e focalizar um tema. Em seguida, ela terá de identificar as variáveis que permitam explicar os desdobramentos dos eventos futuros.

Augustinho Paludo (2012) explica que:

Os cenários são uma forma de organizar, de maneira lógica, o maior número de informações possíveis sobre o futuro (abordagem prospectiva). Trata-se de uma técnica qualitativa. A visão estratégica do futuro através dos cenários orientará a atuação da organização e demandará uma atitude para enfrentar as dificuldades a aproveitar as oportunidades que virão, assim como estar preparado para as ameaças.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A construção de cenários é uma ferramenta poderosa para o planejamento de uma organização. Dentre os métodos de construção de cenários, a lógica intuitiva tem como fundamento: as visões de mundo dos gestores da organização.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A construção de cenários é uma ferramenta poderosa para o planejamento de uma organização. Dentre os métodos de construção de cenários, a lógica intuitiva tem como fundamento: as visões de mundo dos gestores da organização.

Métodos de Construção de Cenários

A) Impacto de Tendência

B) Impacto Cruzado

C) Gabarito

Abordagens do Planejamento por Cenários

D) Abordagem prospectiva

E) Abordagem projetiva