O Brasil adota a teoria do risco administrativo, onde permite-se a responsabilização do Estado independente de dolo ou culpa. Mas em situações pontuais, excepcionais, adota a teoria do RISCO INTEGRAL. Ex art 21,XXIII cf e art 225 parág 3 da cf.
A concessionária de serviço público poderá responder pelo dano causado ao particular, independentemente da comprovação de culpa ou dolo do agente.
O servidor público responderá por atos dolosos e culposos que causem danos ao administrado, e essa responsabilidade será apurada regressivamente em litígio que envolva o servidor e o ente público ao qual está vinculado, em caso de obrigação do Estado de ressarcir o dano causado ao lesado.
QUESTÃO CERTA: A responsabilidade objetiva do Estado se fundamenta na teoria do risco administrativo.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade civil do Estado apoia-se, via de regra, na teoria do risco integral.
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade objetiva do Estado por danos causados a terceiros tem sustentação na teoria da culpa administrativa.
QUESTÃO CERTA: O Estado responde objetivamente pelos danos causados a terceiros por seus agentes. Isto significa: dizer que se considera presumida a culpa do agente público envolvido, passível de demonstração, no entanto, da ocorrência de pelo menos uma das excludentes de responsabilidade, como culpa exclusiva da vítima.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com o entendimento doutrinário predominante, o direito brasileiro acolheu a teoria da irresponsabilidade do Estado.
Teoria adotada RISCO ADMINISTRATIVO;
De acordo com o art. 37, § 6º, da CF, abaixo transcrito, a teoria adotada pelo Brasil foi a do risco administrativo. Art. 37, §6º, da CF: “As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviço público responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável em casos de dolo ou culpa”.
Teorias:
A Responsabilidade civil do Estado é OBJETIVA e dessa premissa existem três teorias norteadoras. TEORIA DA CULPA ADMINISTRATIVA, TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO E TEORIA DO RISCO INTEGRAL
QUESTÃO ERRADA: Na evolução histórica da responsabilidade civil do Estado, a teoria da culpa administrativa exigia a comprovação da culpa individual do funcionário.
Comentários: De acordo com helly Lopes: a culpa é do serviço e não do agente, por isso que a responsabilidade do Estado independe da culpa subjetiva do agente.
QUESTÃO ERRADA: Como o Brasil adota como regra geral a responsabilidade civil do Estado fundada no risco administrativo, para configurar o dever de indenizar basta que o agente causador do dano tenha a qualidade de agente público.
Comentários: Pela teoria do risco, basta a relação entre o comportamento estatal e o dano sofrido pelo administrado para que surja a responsabilidade civil do Estado, desde que o particular não tenha concorrido para o dano. Ela representa o fundamento da responsabilidade objetiva ou sem culpa do Estado.
QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade das empresas prestadoras de serviço público por dano causado, por ação ou omissão, a terceiro ou aos usuários do serviço é objetiva, pelo risco integral, não se eximindo dessa responsabilidade, ainda quando o dano ocorrer por culpa exclusiva da vítima ou de terceiro, por caso fortuito ou força maior.
Trata-se de risco administrativo, no qual há excludente de responsabilidade nos casos de culpa exclusiva da vítima ou de terceiro, caso fortuito/força maior.
Ressalte-se que, caso verificada culpa concorrente haverá atenuação da responsabilidade estatal.
Por fim, na Teoria do risco integral, não importa se a vítima atuou com culpa/dolo, haverá sempre responsabilidade estatal. Ex. acidente nuclear.
Muchos Gracias for your article post.Much thanks again. Keep writing.
I value the blog post.Really thank you! Fantastic.
That is a good tip especially to those fresh to the blogosphere.Brief but very accurate info… Thanks for sharing this one.A must read article!
coupons for ivermectin ivermectin over the counter canada
Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Much thanks again. Keep writing.
Thanks so much for the blog.Much thanks again. Really Cool.
Thanks for the blog post.Much thanks again. Really Great.
Thank you ever so for you blog.Much thanks again. Awesome.
Thank you ever so for you post.Really thank you! Really Great.
I am so grateful for your blog article.Much thanks again. Cool.
I appreciate you sharing this post.Thanks Again. Awesome.
Beneficial document helps make frequent advance, appreciate it write about, this pile-up connected with expertise is usually to hold finding out, focus is usually the beginning of money.
Thanks for the blog.Much thanks again. Cool.
Major thanks for the blog article.Thanks Again. Cool.
Fantastic post.Much thanks again. Cool.
It’s great that you are getting ideas from this post as well as from our argument made at this place.
over 50 dating singlesfind dating profiles by email
I loved your blog post.Much thanks again. Great.
You’re consequently amazing. Oh my Lord. God bless you.
Thanks for sharing, this is a fantastic blog article.Really thank you! Great.
Looking forward to reading more. Great post.Really looking forward to read more. Much obliged.
This is one awesome blog.Much thanks again. Awesome.
I’ll immediately grab your rss feed as I can not find your e-mail sbscription link oor newsletter service.Do you have any? Please let me knhow so that I could subscribe.Thanks.
Thanks-a-mundo for the article post. Great.
Major thankies for the blog.Much thanks again. Fantastic.
Wow, great post.Really looking forward to read more. Cool.
A round of applause for your blog.Much thanks again. Great.
I really enjoy the blog post.Thanks Again. Will read on…
Aw, this was a very nice post. Taking the time and actual effort to generate a superb articleÖ but what can I sayÖ I procrastinate a whole lot and never seem to get anything done.
Thanks again for the blog article.Thanks Again. Much obliged.
Very neat blog.Much thanks again. Really Cool.
I truly appreciate this post.Really thank you! Cool.
Thanks for the blog post.Really looking forward to read more. Will read on…
Im obliged for the article post. Fantastic.
I cannot thank you enough for the post. Great.
Hello, yup this article is in fact good and I have learnedlot of things from it about blogging. thanks.
Thanks so much for the blog article.Really thank you! Great.
wow, awesome blog.Thanks Again. Really Cool.
I really like and appreciate your blog post.Thanks Again. Want more.
Fantastic blog.Thanks Again. Fantastic.
Im thankful for the article.Much thanks again.
Thanks for the article. Keep writing.
Great, thanks for sharing this article.Really looking forward to read more. Really Cool.
Fantastic blog. Awesome.
Thanks-a-mundo for the post.Really looking forward to read more. Really Cool.
Thanks so much for the post. Great.
Great, thanks for sharing this blog.Really looking forward to read more. Will read on…