O Que É A Matriz de Probabilidade e Impacto?

0
453

QUESTÃO CERTA: O PMBOK 5ª edição possui dois processos ligados à análise de riscos na área de Gerenciamento de Riscos do Projeto. Um destes processos e uma ferramenta a ele associada são, respectivamente, realizar: a análise qualitativa dos riscos – Matriz de Probabilidade e Impacto, técnica na qual cada risco é classificado de acordo com a sua probabilidade de ocorrência e impacto, se ele realmente ocorrer. A organização determina que combinações de probabilidade e impacto resultam em uma classificação de alto risco, risco moderado e baixo risco

QUESTÃO ERRADA: No que diz respeito ao gerenciamento dos riscos de um projeto, a matriz de probabilidade e impacto possibilita a avaliação de cada risco de acordo com sua probabilidade de ocorrência e impacto em algum objetivo do projeto, mas não permite a distinção dos riscos em função dos limites de tolerância da organização.

Uma das ferramentas para análise e avaliação de riscos é a Matriz de Probabilidade e Impacto que pode ser utilizada para posicionar e avaliar as combinações de probabilidade e impacto.

A Matriz de Probabilidade e Impacto também pode ser utilizada para demonstrar visualmente os níveis de tolerância da organização a riscos, utilizando para isto o conceito de apetite de risco.

Apetite de riscos é a quantidade de risco julgada aceitável pela organização e representa o montante de riscos que uma organização está preparada para aceitar, tolerar ou estar exposta.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Um analista da área de Tecnologia da Informação criou uma Matriz de Probabilidade e Impacto para classificar os riscos e priorizar as respostas a eles. Como esse Analista segue à risca o PMBoK 4edição, esta matriz foi utilizada como técnica (ou ferramenta) do processo Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos.

QUESTÃO ERRADA: A matriz de probabilidade e impacto é feita com base na identificação de eventos reais e nas implicações identificadas e analisadas.

Negativo. A matriz de probabilidade e impacto é uma ferramenta da Gestão de Riscos que trabalha sobre as incertezas, sobre possibilidades de ocorrências de fatos conhecidos ou não e não fatos reais, neste caso, serão os planos de respostas aos riscos que entrarão em cena.

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Guia PMBOK, o Gerenciamento de Riscos de um projeto considera a análise qualitativa e quantitativa dos riscos. É um método de análise qualitativamatriz de probabilidade e impacto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui