O Que É a Análise do Campo de Forças de Lewin?

0
443

QUESTÃO CERTA: Análise do Campo de Forças: Essa técnica avalia os fatores que influenciam um problema, ou seja, as forças que possibilitam a sua solução ou que impedem que esta seja atingida. Representa uma ferramenta útil para solução de problemas, encorajando os envolvidos a atingir um consenso sobre a prioridade relativa dos fatores envolvidos em uma determinada questão.

A Análise do Campo de Força, de Lewin, avalia o impacto de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos:

  • Foças propulsoras (positivas de apoio e suporte)
  • Forças de retenção (negativas de opinião e resistência)

As forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança.

As forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil.

QUESTÃO CERTA: No contexto da globalização, são forças desencadeadoras de mudanças organizacionais fatores como: a inovação tecnológica e choques econômicos.

QUESTÃO ERRADA: Considerando que uma empresa pública que presta serviços vislumbre uma perspectiva de prejuízo no próximo mês e adote processos racionais de resolução de problemas, julgue os itens seguintes. Na hipótese considerada, a empresa deve utilizar a análise do campo de força como técnica para a geração de alternativas.

Advertisement

Análise do campo de força: ressalta os impactos a favor e contra as mudanças. A questão diz que ela é técnica para a geração de alternativas. Não o é.

QUESTÃO ERRADA: O modelo clássico de mudança organizacional de Kurt Lewin baseia-se na mudança da estrutura organizacional como forma de produção da mudança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui