NBC TA e Auditoria: utilização do trabalho de especialistas

0
386

Consulplan (2019):

QUESTÃO CERTA: Segundo a NBC TA 620 – Utilização do Trabalho de Especialistas, o especialista do auditor é uma pessoa ou organização com especialização em área que não contabilidade ou auditoria, contratado pelo auditor, cujo trabalho nessa área é utilizado pelo auditor para ajudá-lo a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada. O especialista do auditor pode ser interno (um sócio, ou equivalente no setor público quando relevante, ou uma pessoa que faz parte da equipe, incluindo equipe temporária, da firma do auditor ou de firma da rede), ou externo. Um especialista do auditor pode ser necessário para ajudar o auditor em um ou mais dos seguintes assuntos, EXCETO:

A) Entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo seus controles internos.

B Determinação e implementação de respostas gerais aos riscos avaliados no nível de demonstrações contábeis.

C) Avaliação da suficiência e adequação da evidência de auditoria obtida na formação de opinião sobre as demonstrações contábeis.

D) Execução de procedimentos adicionais de auditoria para responder aos riscos avaliados no nível de afirmação, compreendendo a indagação e os procedimentos analíticos.

NBC TA 620 – Utilização do Trabalho de Especialistas. 

A4. Um especialista do auditor pode ser necessário para ajudar o auditor em um ou mais dos assuntos a seguir:

· Entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo seus controles internos;

· Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante;

· Determinação e implementação de respostas gerais aos riscos avaliados no nível de demonstrações contábeis;

· Definição e execução de procedimentos adicionais de auditoria para responder aos riscos avaliados no nível de afirmação, que compreendem testes de controle ou procedimentos substantivos;

· Avaliação da suficiência e adequação da evidência de auditoria obtida na formação de opinião sobre as demonstrações contábeis.

CEBRASPE (2012):

QUESTÃO ERRADA: O auditor independente deve recorrer a um especialista quando verificar que não possui habilidade e conhecimento adequados em relação ao objeto e aos critérios do contrato, para determinar que foram obtidas evidências adequadas e suficientes.

Advertisement

O especialista ajuda o auditor, não determina nada.

VUNESP (2023):

QUESTÃO CERTA: Imagine que um auditor está auditando relatórios elaborados por uma organização pública que opera no setor de saúde. Durante a auditoria, o auditor identifica que a organização possui um programa de pesquisa e desenvolvimento que envolve estudos clínicos com pacientes. Devido à complexidade e aos riscos envolvidos nesse tipo de atividade, o auditor conclui que, para emissão de uma opinião embasada, precisa de uma avaliação especializada de um profissional qualificado em questões regulatórias e éticas envolvidas em estudos clínicos. O auditor solicita, então, a contratação de um especialista farmacêutico com experiência em estudos clínicos para revisar os processos de pesquisa e desenvolvimento da organização e fornecer evidências de suporte para a auditoria. Em relação a essa situação, é correto afirmar com base nas normas técnicas de auditoria que: em caso de contratação, o auditor não pode assumir a responsabilidade pelo trabalho do especialista, mas deve avaliar se o trabalho do especialista é suficiente e adequado para os objetivos da auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui