Métodos de seleção de amostras

9
923

NBC TA 530 Apêndice 4(ver item A13)

Métodos de seleção da amostra

Existem muitos métodos para selecionar amostras. Os principais são os seguintes:

(a)  Seleção aleatória (aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios).

(b)  Seleção  sistemática,  em  que  a  quantidade  de  unidades  de amostragem  na  população  é  dividida  pelo  tamanho  da  amostra  para dar um intervalo de amostragem como, por exemplo, 50, e após determinar um ponto de início dentro das primeiras 50, toda 50ª unidade de amostragem seguinte é selecionada. Embora o ponto de início possa ser determinado ao acaso, é mais provável que a amostra seja realmente aleatória se ela for determinada pelo uso de um gerador computadorizado de números aleatórios ou de tabelas de números aleatórios.  Ao usar uma seleção sistemática, o auditor precisaria determinar que as unidades de amostragem  da  população  não  estão  estruturadas  de modo  que  o  intervalo  de  amostragem  corresponda  a  um padrão  em particular da população.

(c)  Amostragem de unidade monetária é um tipo de seleção com base em valores (conforme descrito no Apêndice 1), na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

(d)  Seleção ao acaso, na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica  estruturada.  Embora  nenhuma  técnica  estruturada seja usada, o auditor, ainda assim, evitaria qualquer tendenciosidade ou previsibilidade consciente (por exemplo, evitar itens difíceis de localizar ou escolher ou evitar sempre os primeiros ou os últimos lançamentos de uma  página)  e,  desse  modo,  procuraria  se  assegurar  de  que  todos  os itens  da população  têm uma  mesma  chance de  seleção. A seleção ao acaso não é apropriada quando se usar a amostragem estatística.

(e)  Seleção de bloco envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população. A seleção de bloco geralmente não pode ser usada em amostragem de auditoria porque a maioria das populações está estruturada de modo que esses itens em sequência podem ter características semelhantes entre si, mas características diferentes de outros itens de outros lugares da população.  Embora, em algumas circunstâncias, possa ser apropriado que um procedimento de auditoria examine um bloco de itens, ela raramente seria uma técnica de seleção de amostra apropriada quando o auditor pretende obter inferências válidas sobre toda a população com base na amostra.

QUESTÃO CERTA: Para determinar a amostra, o auditor deve considerar, entre outros pontos, o risco de amostragem e o erro esperado; na seleção da amostra, o auditor pode optar pela seleção sistemática, aleatória ou casual.

QUESTÃO CERTA: Seleção casual da amostragem é o tipo de seleção: baseada na experiência profissional do auditor.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Entre os principais métodos de seleção de amostras citados nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria, aquela em que o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em quantias de dinheiro é a amostragem: de unidades monetárias.

QUESTÃO ERRADA: Em auditoria, os métodos de seleção de amostras limitam-se a três: a seleção aleatória, a sistemática e a de blocos.

Segundo a NBC TA 530, são cinco os métodos de seleção de amostra.

QUESTÃO ERRADA: O método de seleção da amostra em que o auditor não segue nenhuma técnica estruturada é denominado método de seleção aleatório.

Seleção ao acaso é aquela na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada.

QUESTÃO ERRADA: Em auditoria, os métodos de seleção de amostras limitam-se a três: a seleção aleatória, a sistemática e a de blocos.

QUESTÃO ERRADA: A seleção sistemática ou por intervalo é a que assegura que todos os itens da população ou do estrato fixado tenham idêntica possibilidade de serem escolhidos.

A questão trata de seleção aleatória:

Seleção aleatória: é a que assegura que todos os itens da população ou do estrato fixado tenham idêntica possibilidade de serem escolhidos.

Seleção sistemática ou por intervalo: é aquela em que a seleção de itens é procedida de maneira que haja sempre um intervalo constante entre cada item selecionado, seja a seleção feita diretamente da população a ser testada, ou por estratos dentro da população.

9 COMENTÁRIOS

  1. Howdy! This is kind of off topic but I need some advice
    from an established blog. Is it very difficult
    to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty
    fast. I’m thinking about setting up my own but
    I’m not sure where to begin. Do you have any tips or
    suggestions? Thank you

    Also visit my web page … vpn coupon 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui