Materialidade qualitativa e quantitativa

0
643

NBC TA ESTRUTURACONCEITUAL – ESTRUTURACONCEITUAL PARA TRABALHOS DEASSEGURAÇÃO

Materialidade 47. A materialidade é importante quando o auditor independente determina a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de obtenção de evidência e quando ele determina se a informação sobre o objeto está isenta de distorção. Ao considerar a materialidade, o auditor independente compreende e avalia quais fatores podem influenciar as decisões dos usuários previstos. Por exemplo, quando os critérios identificados permitirem variações na apresentação da informação sobre o objeto, o auditor independente considera como a apresentação adotada pode influenciar as decisões dos usuários previstos. A materialidade é considerada no contexto de fatores quantitativos e qualitativos, como a magnitude relativa, a natureza e a extensão dos efeitos desses fatores na avaliação ou na mensuração do objeto e os interesses dos usuários previstos. A determinação da materialidade e a importância relativa de fatores quantitativos e qualitativos em determinado trabalho são assuntos que envolvem o julgamento profissional do auditor independente.

QUESTÃO ERRADA: Com base nos procedimentos de emprego de amostragem em auditoria, julgue os itens a seguir. Um auditor deve se ater aos aspectos quantitativos dos desvios amostrais obtidos nas amostragens estatísticas, uma vez que os desvios causados por aspectos qualitativos são pouco relevantes para a auditoria.

Advertisement

William Boynton e outros ensinam que, ao avaliar os resultados da amostragem aplicada a testes de controles, o auditor considera não só os aspectos quantitativos, mas também qualitativos de desvios, para determinar a sua natureza e causas. Desvios podem resultar de fatores tais como: um empregado novo, um empregado em férias, inadequado entendimento de instruções, incompetência, falta de cuidado e violação intencional. O auditor deve procurar determinar se as falhas de controle foram intencionais, o que poderia ser um indício de fraude. Outra consideração é se as falhas foram aleatórias ou sistemáticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui