Método direto ou indireto DFC

0
394

QUESTÃO ERRADA: As sociedades anônimas de capital fechado devem apresentar a demonstração dos fluxos de caixa pelo método indireto, e as sociedades anônimas de capital aberto, pelo método direto.

CPC- 03 DFC

Apresentação dos fluxos de caixa das atividades operacionais  

18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:

(a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou

(b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento. 

Portanto, é obrigatório a DFC, mas a empresa pode escolher alternativamente quais método irá utilizar, se é o método direto ou indireto.

A lei faculta a adoção de um dos métodos de apresentação, mas não impõe quaisquer obrigações nesse sentido por tipo empresarial. Isso é estabelecido em relação à demonstração do valor adicionado, mas não para a demonstração dos fluxos de caixa.

QUESTÃO ERRADA: A demonstração dos fluxos de caixa, composta pelo fluxo dos financiamentos, dos investimentos e pelo fluxo operacional, deve ser elaborada por um dos seguintes métodos: método indireto, em que se apresentam os principais componentes das atividades operacionais; ou método direto, também denominado método da reconciliação, que parte do lucro líquido até chegar ao saldo em caixa.

Houve inversão dos métodos:

– Método indireto ou da reconciliação: parte do lucro líquido até chegar ao saldo em caixa, aplica-se somente ao fluxo operacional

– Método direto, aplica-se a todos os fluxos,

CPC 03

18.  A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:

(a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou

(b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Conforme o setor de atuação e o porte da entidade, a demonstração dos fluxos de caixa pode ser divulgada por três métodos distintos: o método do valor presente, o método direto e o método indireto.

O erro da questão é afirmar que o método do valor presente faz parte dos métodos de demonstração dos fluxos de caixa, pois as demonstrações de fluxos de caixa só são divulgadas por apenas dois métodos, são eles:

Método direto ou Método indireto.

QUESTÃO CERTA: Nas duas tabelas, o valor do caixa líquido gerado pelas atividades operacionais está incorreto: A demonstração A foi elaborada pelo método direto, enquanto a demonstração B foi elaborada pelo método indireto.

Imagem 001.jpg

Método direto – As principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas

Método indireto – O lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

Eu acertei essa questão pelo fato de que pelo método direto não são consideradas as despesas de depreciação. Já pelo método indireto sim, ela afeta positivamente o caixa das atividades operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui