INTOSAI e Integridade

2
271

QUESTÃO CERTA: A integridade exige que os auditores mantenham normas irretocáveis de conduta profissional, ajustem-se tanto à forma quanto ao espírito das normas de auditoria e de ética e evitem tomar decisões contrárias aos interesses públicos.

Segundo o Código de Ética da Intosai, a integridade pode ser medida em função do que é correto e justo.

A INTEGRIDADE exige que os auditores se ajustem tanto a forma quanto ao espírito das normas de auditoria e de ética. A integridade também exige que os auditores se ajustem aos princípios de objetividade e independência, mantenham normas irretocáveis de conduta profissional, tomem decisões de acordo com os interesses públicos, e apliquem um critério de honradez absoluta na realização de seu trabalho e no emprego dos recursos da EFS.


Código de Ética – ISSAI 30 – TCU

CAPÍTULO 2 – 13. A integridade pode ser medida em termos do que é certo e justo. Exige que os auditores observem tanto a forma, quanto o espírito de auditoria e dos padrões éticos. Além disso requer que os auditores observem os princípios de independência e objetividade, mantenham padrões de conduta profissional irrepreensível, tomem decisões levando em conta o interesse público e adotem absoluta honestidade na realização do seu trabalho e no manejo dos recursos da EFS.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A integridade constitui um dos princípios de conduta do profissional de auditoria: ele deve valer-se de honradez e imparcialidade na execução de seu trabalho.

QUESTÃO CERTA: Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios – INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores – EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio: de integridade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui