Última Atualização 2 de dezembro de 2020
11. Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.
QUESTÃO ERRADA: Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que é inconsistente com a sua conclusão final, ele não deve documentar como tratou essa inconsistência.
QUESTÃO CERTA: O Auditor Interno deve documentar inconsistências em relação a sua conclusão final, referentes a assuntos significativos.
QUESTÃO CERTA: Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.
QUESTÃO CERTA: Havendo inconsistência entre evidências de auditoria obtidas em fontes distintas, o auditor deverá providenciar modificações ou acréscimos aos procedimentos de auditoria necessários para solucionar o assunto.
NBC TA 500(R1)
Inconsistência ou dúvidas quanto à confiabilidade da evidência de auditoria 11. Se
(a) a evidência de auditoria obtida em uma fonte é inconsistente com a obtida em outra; ou
(b) o auditor tem dúvidas quanto à confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria,
Ele deve determinar quais modificações ou acréscimos aos procedimentos de auditoria são necessários para solucionar o assunto e deve considerar o efeito desse assunto, se houver, sobre outros aspectos da auditoria (ver item A57)