Última Atualização 8 de janeiro de 2021
I – Macroprocessos: compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolve mais de uma função organizacional.
II – Processos: Conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e no espaço de forma encadeada, que possuem um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidas, ou comportamentos executados para alcançar uma ou mais metas.
III – Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto (s) que concorre (m) para o produto final do processo. Constitui-se em um nível maior de detalhamento dos processos, que demonstra os fluxos de trabalho e atividades sequenciais e interdependentes, necessárias e suficientes para a execução de cada processo institucional.
IV – Atividade: agrupamento de tarefas.
V – Tarefa: é a menor divisão do trabalho, exclusivamente operacional, que corresponde ao fazer, sendo uma partição da atividade com rotina ou procedimento específico.
QUESTÃO ERRADA: A gestão por processos compreende a seguinte hierarquia decrescente de estágios: macroprocessos, processos, operações e atividades.
MPSA (Ministério Público Sabe Atuar)
M acro processo
P rocesso
S ub processo
A tividade
QUESTÃO CERTA: Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize as áreas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas e de produção.
Sim. Macroprocesso.
QUESTÃO CERTA: Na gestão de processos, a menor divisão do trabalho é a tarefa.
QUESTÃO CERTA: A tarefa (task) dentro do BPMN, em uma sequência contínua de atividades, pode ser dividida em outras tarefas.
QUESTÃO CERTA: Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere: Parte superior do formulário
Subprocesso: parte específica do processo, composta por um conjunto de atividades que demandam insumos próprios e resultam em subproduto (s) que concorre (m) para o produto final do processo.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a hierarquia organizacional, as atividades desdobram-se em processos, que, por sua vez, geram tarefas ou operações.
Não. A ordem é: macroprocesso, processo, sub-processo, atividades e tarefas.
QUESTÃO ERRADA: O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade.
A parte mais detalhada é a TAREFA! A ordem é: macroprocesso, processo, sub-processo, atividades e tarefas.
QUESTÃO ERRADA: A parte referente a atividades é a de menor
A parte referente a TAREFAS é a de menor nível de complexidade entre as que compõem um mapeamento de processo.
HIERARQUIA DOS PROCESSOS
Macroprocessos (processos empresariais)
Processos
Sub-processos
Atividades
Tarefas
QUESTÃO ERRADA: Os macroprocessos organizacionais definem como os diversos projetos distribuídos pela estrutura da organização consolidarão a interação entre a organização e seus mercados ou ambientes.
Negativo. São os processos. Acredito que o erro da questão seja a palavra “projetos”. A questão estaria correta se estivesse da seguinte forma: “Os macroprocessos organizacionais definem como os diversos processos distribuídos pela estrutura da organização consolidarão a interação entre a organização e seus mercados ou ambientes.”
Segundo Augustinho Paludo, “Macroprocesso compreende a visão mais geral do processo, que, em regra, abrange vários processos principais ou secundários e envolvem mais de uma função organizacional”.
QUESTÃO CERTA: O mapeamento dos macroprocessos organizacionais, ferramenta que subsidia a equipe de reengenharia, favorece o enfoque sistêmico.
Os macroprocessos são os processos principais (core processes) da organização, os quais são responsáveis por entregar os serviços e produtos aos seus clientes. Para efeito de reegenharia, é necessário ter um mapa desses processos para que se possa localizar possíveis gaps, deficiências e gerar alternativas que serão imprescindíveis no planejamento da reengenharia. Com esse mapa em mãos é possível ter uma visão integrada (holística) da organização, que é a forma pela qual as partes se interagem para gerar os serviços e produtos demandados. Tal visão holística faz parte do chamado pensamento sistêmico. Esse pensamento possibilita:
-
Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;
-
Organizar soluções para problemas complexos.
“O mapeamento, ou identificação, dos macroprocessos organizacionais faz com que a organização tenha uma percepção do que está acontecendo em todo o seu sistema organizacional, favorecendo um enfoque sistêmico e orgânico do processo de mudança, o que é positivo e facilita o seu sucesso.”