Governança e escolha de integrantes de controle

0
134

QUESTÃO CERTA: O nível de governança de determinada entidade deixou de programar um sistema apropriado de monitoramento do sistema de controle. Apesar disso, essa entidade será capaz de: escolher os integrantes do sistema de controle.

Se ela deixou de programar um sistema de monitoramento do SCI, nenhuma decisão ou controle interno está confiável – já que não tem como saber se as recomendações foram cumpridas e assim nem as demonstrações escapam, no entanto, ela pode escolher os integrantes para tanto.

O monitoramento é responsável por assegurar a presença (controles existem) e o funcionamento (continuam em pleno funcionamento) dos controles internos. Este, por sua vez, tem por fim diminuir os riscos de não se atingir os objetivos: (i) operacional (eficácia, eficiência, além da salvaguarda dos ativos); (ii) divulgação (financeira e não financeira, são basicamente as demonstrações contábeis); e (iii) de conformidade da organização (com leis e regulamentos). Assim vejamos, “nível de governança de determinada entidade deixou de programar um sistema apropriado de monitoramento do sistema de controle.”. Portanto, não há qualquer garantia da presença e funcionamento dos controles.

Advertisement