Governança de elementos de boa conduta

0
177

QUESTÃO CERTA: No processo de Governança Corporativa Governamental, são elementos que identificam a boa conduta e podem compor o código de ética: probidade e propriedade, objetividade e integridade.

QUESTÃO CERTA: Para que o Estado exerça a sua governança é preciso haver comprometimento com as normas éticas e com a moral contemporânea.

QUESTÃO ERRADA: Os critérios morais subjetivos são determinantes para a aplicação dos preceitos éticos no âmbito do serviço público.


moral é aquilo que se submete a um valor. Hegel distingue a moral subjetiva (cumprimento do dever, pelo ato de vontade) da moral objetiva (obediência à lei moral enquanto fixada pelas normas, leis e costumes da sociedade, a qual representa ao mesmo tempo o espírito objetivo).

O erro da questão está em dizer que “Os critérios morais subjetivos são determinantes”, pois a questão leva em consideração apenas os critérios subjetivos para o indivíduo aplicar princípios éticos no serviço público, logo isso está errado, visto que o servidor público é “obrigado” a aplicar preceitos éticos no serviço público, independente da situação ou de sua vontade. O correto seria substituir Moral Subjetiva por Moral Objetiva.

Advertisement