Fraude e Responsáveis por Governança

0
227

QUESTÃO CERTA: No exame das contas bancárias − Bancos Conta Movimento do Balanço Patrimonial da Empresa de Distribuição de Gás e Gasolina para os hospitais estaduais, o auditor independente constatou que o encarregado da tesouraria da entidade desviou R$ 90.000,00 para conta bancária própria. Para justificar-se, foi apresentada ao auditor a quitação de uma duplicata referente a uma compra fictícia. Segundo às Normas de Auditoria − NBC TAs, o ato praticado pelo encarregado da tesouraria caracteriza: uma fraude, cuja responsabilidade pela prevenção e detecção é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração. 

Segundo a NBC TA 240, o termo fraude refere-se a ato voluntário, intencional, resultante de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, informações, registros e demonstrações. Além disso, essa mesma norma estabelece que a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração

Advertisement
.

QUESTÃO ERRADA: A responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude compete principalmente à área de gestão de riscos da organização.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, entre os principais responsáveis pela prevenção e detecção da fraude em uma entidade estão: os responsáveis pela governança.