Fato contábil

0
254

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Um evento que altera de forma qualitativa, mas não monetária, o patrimônio de uma entidade é um fato administrativo, mas não um fato contábil.

Na verdade, será sim um fato contábil, já que repercute no patrimônio, o fato contábil conta com 3 tipos:

Permutativos, Qualitativos ou Compensativos: é o evento que não altera o patrimônio, apenas a composição das contas, ou seja, há permuta entre os elementos do ativo/passivo/pl.

Modificativos ou Quantitativos: é o evento que altera a patrimônio, receita ou despesa

Mistos ou Compostos: é o evento que envolve duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita ou despesa.

QUESTÃO ERRADA: A elaboração de um parecer de auditoria sobre a correta aplicação dos princípios fundamentais da contabilidade constitui um fato contábil.

Fato Contábil é qualquer acontecimento que traz reflexos no patrimônio da entidade, ALTERANDO-O

O parecer de auditoria, agora chamado de Opinião do Auditor, é o relatório da auditoria, produto final, que deve conter a sua opinião sobre as demonstrações contábeis. Isso em nada altera o patrimônio da entidade. 

Atos Administrativos

Ocorrem na empresa, mas não causam alterações no Patrimônio. Não são, normalmente, contabilizados. Contudo, alguns atos administrativos geram fatos administrativos, como por exemplo, quando a empresa é fiadora de um contrato de locação (ato administrativo). Caso o locatário não honre o pagamento, a empresa poderá ter que pagar o aluguel (fato administrativo).

Advertisement

Há empresas que mantém o controle dos atos administrativos relevantes por meio de contas de compensação, ou seja, contas de compensação são contas que registram atos administrativos. Além disso, há que se ressaltar que os atos administrativos que causarem efeitos relevantes no patrimônio da empresa devem ser indicados em notas explicativas (esclarecimentos que acompanham as demonstrações contábeis).

Fatos Administrativos

Quando ocorrem, provocam modificações no Patrimônio da empresa, sendo, portanto, sujeitos à contabilização, através de Contas Patrimoniais ou de Resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Estão divididos em três categorias: permutativos, modificativos e mistos.