Escolas e Teorias Contábeis (com exemplos)

0
1074

Teoria Personalista

Na Teoria personalista, temos três tipos de contas (pessoas):

a) Proprietários: consiste nos responsáveis pelas contas do patrimônio líquido e suas variações, como receitas e despesas. São, portanto, contas dos proprietários: Capital social, Receita de vendas, Custo da mercadoria vendida (CMV), ICMS sobre vendas, Devoluções de vendas, Receitas financeiras, Reserva legal, etc.

b) Agentes consignatários: consiste nas pessoas (contas) a quem a entidade confia a guarda os bens (Ativo), ou seja, que representam os bens. São, portanto, contas dos agentes consignatários: Caixa, Banco, Veículos, Móveis, Terrenos, etc.

c) Agentes correspondentes: consiste nas pessoas que representam as contas de direitos (Ativo) ou obrigações (Passivo). São terceiros, que se situam na posição de devedor ou credor da entidade. São, portanto, contas dos agentes correspondentes as contas em que a entidade mantém esse tipo de relação jurídica, como por exemplo, Clientes e Fornecedores. Os clientes devem à empresa o valor correspondente a suas compras a prazo e os fornecedores são credores da empresa em relação às vendas a prazo que a esta foram feitas. Daí resulta que Clientes é conta devedora e Fornecedores é conta credora.

Teoria Materialista

Na Teoria Materialista as contas dividem-se em:

a) Integrais (ou Elementares): são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade, ou seja, Ativo e Passivo Exigível.

b) Diferenciais (ou Derivadas): são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

Teoria Patrimonialista

É a teoria usualmente adotada no Brasil. Segundo ela, criada por Vincenzo Masi, o objeto de estudo da ciência contábil é o Patrimônio de uma entidade. A contabilidade tem como finalidade controlar este patrimônio e apurar o resultado das empresas.

Estas contas se classificam da seguinte forma:

a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

b) Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

QUESTÃO CERTA: A teoria patrimonialista considerava como objeto de estudo da contabilidade os fenômenos do patrimônio aziendal, dividindo seus estudos em estática patrimonial, dinâmica patrimonial e relevação ou levantamento patrimonial.

QUESTÃO CERTA: A contabilidade como ciência do patrimônio é concepção da escola contábil: patrimonialista.

A Teoria (escola) Patrimonialista reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade. Pela teoria patrimonialista, que é a utilizada na contabilidade hodierna, as contas podem ser divididas em dois grandes grupos, a saber:

A) Contas patrimoniais: Representam as contas de ativo, passivo e patrimônio líquido.

B) Contas de resultado: Representam as receitas e despesas.

QUESTÃO ERRADA: Conforme o princípio patrimonialista, o patrimônio é o objeto da contabilidade.

O correto seria TEORIA patrimonialista!

Segundo Jaime Lopes Amorim, no livro “O Mudo da Contabilidade”, ed. 1968, pág. 185:

Advertisement

“A teoria pseudopersonalista, que se baseia no pressuposto de que todas as contas, mesmo aquelas que representam coisas ou bens patrimoniais, se devem considerar como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas e, numa fase já mais avançada, como contas representativas da pessoa do comerciante que se desdobra assim em tantas pessoas quantas forem as  espécies de bens ou de valores por ele possuídos”.

Só frisando que houve várias outras escolas ou teorias contábeis ao longo da história (as teorias pseudopersonalista e contista são duas delas), e não apenas as três mais comumente citadas, quais sejam: personalista, materialista e patrimonalista.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a teoria do contismo, todas as contas devem ser consideradas como contas das pessoas à guarda de quem elas estejam confiadas e, sob um enfoque mais avançado, como contas representativas da pessoa do comerciante, que se desdobra, assim, em tantas pessoas quantas forem as espécies de bens ou de valores por ele possuídos.

QUESTÃO CERTA: Em outubro de 2019, a empresa Beta assinou um contrato comprometendo-se a prestar determinado serviço a um cliente. No mês seguinte, atendendo a uma cláusula contratual, o cliente efetuou um adiantamento em dinheiro pelo serviço contratado. Em dezembro de 2019, o serviço foi finalmente prestado pela empresa Beta ao cliente. Conforme o que estabelece a teoria personalista, por ocasião do recebimento do adiantamento feito pelo cliente, a empresa Beta deve tratar a conta caixa como se ela representasse uma pessoa com quem mantém um relacionamento, de modo que a conta caixa passa a ser devedora da empresa, no momento em que o adiantamento for recebido.

Proprietário: responsável pelas Receitas e Despesas e PL;

Agente Consignatário: responsável pelos bens da empresa;

Agente Correspondente: responsável pelos direitos e obrigações;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui