Auditoria e Extensão dos Papéis de Trabalho

0
135

QUESTÃO CERTA: As folhas de registro de verificações são utilizadas para registrar impactos ou normalidades identificados e evidenciados durante os exames da auditoria. Quanto maior a proporção dessas folhas sem registro de impactos, mais forte será a indicação da ineficiência do programa e da inadequação no processo de pré-auditoria.

A quantidade de registros reflete a qualidade da auditoria, pois esses demonstram que a auditoria foi realizada de acordo com as normas de auditoria aplicáveis e com o planejamento a ser seguido. Se não há registros, ou são poucos, isso pode indicar uma ineficiência da auditoria realizada.

QUESTÃO ERRADA: O papel de trabalho referente ao registro de verificações sem impactos trata do registro das anormalidades quando os exames não identificam impactos. Quanto maior for o número de folhas de registro preenchidas sem impactos, maior será a eficiência do programa.

Quanto maior for o número de folhas de registro preenchidas, maior será o número de ANORMALIDADES sem impacto. Apesar de ser ANORMALIDADES sem impacto, não podemos dizer que quanto maior o número de ANORMALIDADES maior será a eficiência do programa. Entendeu?

Advertisement

Além da questão da eficiência e eficácia, temos a questão do julgamento do auditor, na extensão dos trabalhos, a NBCTA 230 preconiza que “a extensão dos papéis de trabalho é assunto do julgamento profissional do próprio auditor”, assim conclui-se que não é necessário , nem conveniente documentar todas as questões que forem tratadas, se a assertiva  informa que essas anormalidades não trazem nenhum impacto, não tem sentido se estender muito nelas, isso tiraria a eficiência do trabalho, pois estaríamos desperdiçando recursos com questões irrelevantes, bom, foi isso que eu entendi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui