Estrutura organizacional – estrutura centralizada e descentralizada

0
650

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO ERRADA: Nas estruturas organizacionais centralizadas, apesar da demora nas decisões, o processo decisório tende a percorrer toda a cadeia de comando, levando as pessoas a participarem da decisão.

CENTRALIZAÇÃO

 

§  Tomada de decisões é concentrada na cúpula da instituição;

 

§  Tomada de decisões mais lenta, exemplo, chefe fica sobrecarregado e as decisões acabam sendo postergadas.

 

Erro: “…levando as pessoas a participarem da decisão.”

QUESTÃO ERRADA: Nas organizações, a adoção de uma estrutura centralizada favorece a agilidade na tomada de decisão e a maior criatividade na proposição de soluções.

Negativo. A estrutura centralizada é monocrática, as decisões se concentram nas mãos de um só, sendo assim atrapalha outras pessoas a expressarem ideias e soluções criativas. É uma estrutura mais rígida que não favorece a criatividade na proposição de soluções.

QUESTÃO ERRADA: Considera-se descentralizada a estrutura organizacional com pouca distribuição de poder, tipo de estrutura que beneficia os níveis hierárquicos mais baixos.

QUESTÃO CERTA: O controle burocrático é típico de organizações centralizadas e de estrutura funcional com muitos cargos de chefia.

Parte superior do formulário

O Controle burocrático é típico de estruturas engessadas como organizações centralizadas em que as decisões passam pelo chefe e ele controla tudo e a todos.

Advertisement
 A estrutura funcional com muitos departamentos (e, portanto, muitos cargos de chefia) enseja um controle mais rigoroso e menos disperso, o que nos faz remeter ao controle burocrático.

QUESTÃO CERTA: Nas organizações centralizadas, há predominância de uniformidade de procedimentos, enquanto, nas organizações descentralizadas, há perda de uniformidade e tendência ao desperdício e à duplicação.

CENTRALIZAÇÃO = Concentração de poder de decisão em um só nível hierárquico, normalmente na cúpula. Se existe uma só pessoa para decidir, é óbvio que os procedimentos serão padronizados. Por outro lado, na DESCENTRALIZAÇÃO, o poder de decisão está “espalhado”, todo mundo decide, daí o resultado é: cada um decide de um jeito! Há perda de uniformidade e a tendência é justamente o desperdício e à duplicação.