Enfoques da Auditoria Interna (com exemplos)

0
306

QUESTÃO CERTA: Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria, a auditoria interna está estruturada em procedimentos com enfoques: técnico, objetivo, sistemático e disciplinado.

NBC TI 01 – Auditoria interna

12.1.1.4 – A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas no relatório.

QUESTÃO CERTA: O enfoque da auditoria interna, a partir da revisão de sua definição, passou a incorporar a consultoria, os riscos e a governança corporativa em seu escopo.

Pontos importantes sobre auditoria interna:

◈ Feito normalmente por funcionário da empresa;

◈ Assessora a administração da empresa;

◈ O relatório contém recomendações

◈ Objetivo operacional e contábil 

◈ Agregar valor e visa aperfeiçoar processos e controles internos.

◈ Possui menor grau de independência se comparado à auditoria externa.

QUESTÃO CERTA:  A auditoria interna tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.

QUESTÃO ERRADA: Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação, não lhe cabendo o papel de consultoria, que é desempenhado pelas entidades especializadas neste serviço.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A Auditoria interna é uma atividade dependente e objetiva a prestação de serviços de avaliação (assurance-a), mas não de consultoria (consulting-c), e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governança corporativa.

O erro do item foi afirmar que a auditoria interna não é de consultoria (consulting-c). Pois ela, dentre outros objetivos, dá recomendações e providências a serem tomadas.

QUESTÃO CERTA: Se, durante a avaliação dos inventários de material de consumo e permanente da unidade auditada, a auditoria interna identificar falhas, além da devida fundamentação em relação às normas legais descumpridas, os auditores devem propor possíveis soluções em seu relatório.