Divisão do Trabalho Fayol e Taylor

0
564

Caro (a) leitor (a) do Caderno de Prova. Segue uma comparação entre a Teoria Clássica da Administração idealizada por Henri Fayol e Abordagem científica de Taylor quanto à divisão de trabalho.

ADM CIENTÍFICA DE TAYLOR —> ORT(organização racional do trabalho)—> Divisão do trabalho e especialização do operário(Derivado do princípio do planejamento de Taylor)

Cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa. Um apenas aperta parafuso e o outro apenas tira fotocópia. 

T. Clássica de Fayol —> Princípios —> Divisão do trabalho e especialização dos órgãos/departamentos

Cada órgão/seção/departamento passou a ser especializado na execução de uma única tarefa/atividade.

No mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica – por isso que dizemos que o foco, nesse caso, está na estrutura.

Resumindo:

TAYLOR —> DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO;

FAYOL —> DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS. 

Vejamos duas questões que abordagem esses fatores.

Uma questão da CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Divisão do trabalho, autoridade, unidade de direção e de comando são princípios típicos da teoria neoclássica da administração.

Advertisement

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A Organização Racional do Trabalho (ORT) surgiu no apogeu da Administração Científica e visava à substituição dos métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos. Assinale a opção que apresenta um fundamento característico da ORT: O desenho de cargos e salários.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: O conceito de divisão do trabalho foi postulado para aumentar a eficiência pela especialização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui